Oito dicas de nutricionistas para manter a dieta, saúde e boa forma em casa

Segunda, 08 de abril de 2019 Exercicio fisicos

    1- Despensa

    Uma das principais armadilhas dentro de casa para quem pretende emagrecer ou manter a forma é a despensa. “O local geralmente é abastecido de salgadinhos, chocolates, biscoitos e outros alimentos extremamente calóricos, mas de baixo valor nutritivo”, explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri & Consult. Por isso, em vez de se controlar para comer uma quantidade pequena desses alimentos, procure eliminá-los de sua casa e colocar opções saudáveis no lugar.

    2- Prateleiras
    Como dieta é sinônimo de reeducação alimentar – e não de restrição -, ninguém precisa deixar de consumir guloseimas para emagrecer com saúde. Mas uma estratégia que pode ajudar a reduzir a ingestão desses alimentos é mudando a sua disposição na cozinha. “Deixe as opções calóricas fora do seu alcance de visão, pois, muitas vezes, nem estamos com fome, mas beliscamos algo que está na mesa ou na pia”, lembra a nutricionista Amanda Epifanio. Por isso, guarde esses alimentos nas prateleiras mais altas ou em locais de difícil acesso para evitar o mau hábito.

    3- Chocolate
    “O chocolate é classificado um ‘comfort food’, ou seja, um alimento fonte de prazer e, por isso, nem sempre percebemos que estamos exagerando na quantidade”, explica a nutricionista Maria Fernanda. Para conseguir controlar melhor essa compulsão, recomenda-se cortar o alimento em pedacinhos e deixá-lo em um pote. Assim, quando for se servir, permita-se pegar apenas alguns pedaços e, logo em seguida, feche o recipiente.

    4- Oleaginosas
    Segundo Amanda Epifanio, as castanhas contêm elevado teor calórico e podem estimular o consumo exagerado, principalmente se forem salgadas. Preparar potinhos com um mix de oleaginosas que podem ser consumidas diariamente sem afetar a dieta é uma alternativa para os momentos em que se quer beliscar, sempre em quantidades moderadas. Embora elas sejam fonte de antioxidantes, ômega-3 e outros importantes nutrientes, apresentam, em média, 200 calorias a cada porção de 30g.

    5- Frutas
    Muitas pessoas alegam não comer frutas pelo fato de elas não serem práticas e, no lugar, acabam ingerindo alimentos altamente calóricos. Para acabar de vez com essa desculpa, Maria Fernanda recomenda cortá-las no dia anterior e deixá-las na geladeira. Dessa forma, você já tem uma sobremesa ou um lanchinho pronto para consumo após fazer uma refeição. A nutricionista aconselha ainda associar um cereal, como aveia ou linhaça, à fruta, pois ele fará com que o açúcar do alimento não seja absorvido instantaneamente, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

    6- Televisão
    Comer assistindo televisão faz parte da rotina de muitas pessoas, mas o hábito pode ser muito prejudicial à dieta. “Além de a pessoa poder terminar a refeição sem a percepção adequada da saciedade, ela não presta atenção na mastigação e no sabor dos alimentos”, aponta Amanda Epifanio. Por isso, faça as suas refeições em um local tranquilo e não tente dividir a atenção entre alimentar-se e ler um livro ou ver televisão.

    7- Sem neura com a balança
    A vontade de checar o peso a todo o momento em busca de resultados costuma sempre ser grande. “A temida balança pode ser um grande incentivo à dieta ou um fator muito desmotivador”, alerta a nutricionista Maria Fernanda. Ela não recomenda criar o hábito de se pesar diariamente, mas, sim, de 15 em 15 dias, no mínimo. Nenhuma mudança acontece do dia para a noite, lembra.

    8- Mudanças na mesa
    Se você já tem o costume de comer sentado à mesa, provavelmente criou o hábito de prestar atenção em sua refeição, mas isso ainda não é tudo. Com tigelas e travessas repletas de comida a sua frente, nem sempre é fácil resistir a mais um pedacinho ou uma colher por pura gula.

    Fonte: sucosjandaia

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