Infecção por dengue pode proteger contra o zika

Segunda, 11 de fevereiro de 2019 Corrida

    Estudo brasileiro sugere que pessoas que já foram infectadas pela dengue tem uma probabilidade menor de sofrer com o zika - mas esse risco não é nulo.

    Um grupo internacional de pesquisadores, entre eles brasileiros de diversas instituições, identificou novas evidências de que uma infecção prévia de dengue pode gerar imunidade contra o vírus zika. De acordo com o trabalho, o organismo de quem já teve dengue produziria anticorpos capazes de impedir que o zika penetre nas células e desencadeie uma infecção.

    Para chegar a essas conclusões, os cientistas usaram dados de um amplo estudo envolvendo 1 453 moradores da favela de Pau de Lima, localizada em Salvador, na Bahia. Sabe-se que aquela comunidade convive com a dengue há pelo menos 30 anos e, paralelamente, foi uma das principais áreas afetadas pelo zika na epidemia de 2015.

    Amostras de sangue coletadas antes, durante e após a epidemia se instalar na região foram submetidas a testes para medir a produção de anticorpos contra o zika. Os resultados levaram os pesquisadores a inferir que múltiplas exposições à dengue teriam protegido as pessoas contra o vírus por trás da microcefalia.

    “Nossos achados sugerem que cada duplicação dos níveis de anticorpos contra dengue corresponde a uma redução de 9% no risco de infecção pelo zika”, explica o médico brasileiro Ernesto Azevedo Marques, do Departamento de Microbiologia e Doenças Infecciosas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo. Ou seja, o risco cai, mas não chega a zero.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda