Você gasta mais do que ganha? Então saiba como equilibrar suas contas

  Quinta, 03 de setembro de 2020

    Quem gasta mais do que ganha deve ter cuidado. Afinal, uma hora a conta vem. O problema, muitas vezes, não está em gastar, mas em como o dinheiro é gasto.

    Por isso vale a pena conferir essas dicas. Se entrou no vermelho por uma necessidade ou emergência, saiba o que fazer para evitar novamente essa situação.

    4 dicas para quem gasta mais do que ganha sair do vermelho

    Se pudesse escolher, provavelmente todo mundo optaria por um emprego que pagasse mais. Quem empreende também certamente gostaria de vender ou lucrar mais, para ter ganhos maiores. Até mesmo quem já se aposentou precisa aprender a administrar seus recursos para não entrar em novas dívidas.

    Como nem sempre é possível aumentar o quanto se ganha, o ideal então é fazer sobrar mais no fim do mês. E isso pode ser feito de diversas formas, confira:

    1 – Controle seus gastos

    Gastou mais do que deveria? Entrou no cheque especial? Saiu usando todos os cartões de crédito de uma só vez? Saiba que você não está sozinho. E o que leva a esse ponto, além das urgências, pode ser também a falta de visibilidade dos seus gastos.

    Sim, saber quanto é ganho ou quanto tem disponível na conta bancária é mais fácil. Mas não ter o controle do quanto é gasto no mês, pode criar dívidas indesejadas e bem maior do que se imaginava.

    Como nem sempre os pequenos gastos são contabilizados, por exemplo, se somados, podem levar a um valor considerável no total das despesas. São os chamados “gastos invisíveis” que, se frequentes, podem levar uma pessoa a gastar mais do que ganha.

    A dica, portanto, é controlar todos os gastos. Independente do valor. Se existe algum desequilíbrio financeiro, é preciso saber de onde ele vem.

    2 – Use a tecnologia a seu favor

    Com aplicativos baixados no celular, fazer a gestão dos seus recursos pessoais ou familiar é muito simples. Se você tem conta em vários bancos, diversos cartões de crédito e boletos para gerenciar, perder prazos de pagamento pode ser apenas uma das consequências mais comuns.

    No fim das contas, isso ainda pode gerar multas e a cobrança de taxas de juros adicionais. Sem contar, é claro, que dependendo do tempo do atraso e do valor, pode levar a inadimplência rapidamente.

    Mas a boa notícia é que não é preciso ser nenhum mestre em finanças, para cuidar do seu dinheiro. A partir do aplicativo, é possível ver facilmente receitas e despesas, a divisão entre os principais gastos, quanto sobra ou falta no fim do mês.

    Acredite: você irá se surpreender com as descobertas sobre sua saúde financeira.

    3 – Pague suas dívidas

    Tem dívidas abertas? Então negocie o seu pagamento, antes que seu valor aumente. Fazer acordos pode ser uma das alternativas. Outra sugestão válida é trocar uma dívida mais cara por outra mais barata. 

    Num primeiro momento, essa troca pode parecer não ter sentido. No entanto, quando as dívidas são colocadas na linha do tempo, a economia pode ser muito significativa.

    Quem gasta mais do que ganha, precisa fazer decisões financeiras inteligentes. Por isso, pesquisar e comparar formas de quitar as dívidas e reequilibrar novamente as finanças, é muito recomendado.

    4 – Gaste menos e seja estratégico

    Mantenha seu orçamento dentro do limite de 30% do que você ganha. Essa é uma boa prática que pode evitar criar novas dívidas. Sim, sabemos. Falar é fácil… mas criar esse hábito também pode ajudá-lo a usar melhor seu dinheiro.

    Os gastos do curto prazo podem comprometer até os recursos futuros. Assim, é muito importante pensar no agora, sem abrir mão do futuro.

    Outra dica fundamental é planejar os gastos. Quer viajar no final do ano? Que tal então começar a pesquisar as passagens e estadia desde agora? Vai fechar um pacote de viagens? Então, negocie e comece a pagar antes. Com isso, não só irá saber quanto gastará, como também poderá economizar dinheiro por fazer a reserva com antecedência. 

    Ter independência, liberdade e segurança financeira exigirá disciplina, mas é a partir de pequenas ações e do cuidado maior com o seu dinheiro, que você poderá viver tranquilo. Não abra mão do seu futuro. Faça seu dinheiro trabalhar por você ou você terá que trabalhar para ele.

    FONTE: Organizze

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda