7 dicas que vão te ajudar a otimizar a sua rotina de estudos

  Quinta, 05 de dezembro de 2019

    1- Aprenda a ter aulas.

    Isso mesmo. Você leu direito. Algumas pessoas não sabem assistir as aulas. E estudar para as provas, como disse anteriormente, começa dentro da sala de aula. Tem gente que fica ‘viajando’, não fixa atenção no professor, além de ficar pensando em outras 1001 coisas. Eu sei que muitas vezes sentimos sono, fome, cansaço ou mesmo desinteresse quando o assunto não agrada. Mas, não ache que só por estar presente na sala você vai conseguir aprender. Então, durante a aula, procure prestar atenção em todo o conteúdo abordado e em frases como: “A ideia central é..”. Isso vai te ajudar a compreender o tema de forma ampla.

    Quando o professor repetir várias vezes o assunto ou mudar a entonação da voz, não ache que a memória dele é ruim ou que ele esteja brigando. Ele apenas está tentando fixar uma ideia na sua mente, algo que ele julga importante. Então, anote quando o professor disser para anotar e pergunte sempre que tiver dúvidas.

    2- Grife ou destaque.

    Nem tudo o que o professor fala será cobrado na prova. Você precisa aprender a identificar aquilo que é importante. Foque seus esforços em pontos que devem ser memorizados, na ideia chave, na fórmula que resume todo o problema ou equação, etc. Agora organize isso de forma fácil. Você pode fazer anotações, marcar parágrafos, destacar pontos importantes e escrever com suas palavras as ideias centrais. Crie um esquema parecido com slides de apresentação, faça anotações de rodapé ou simplesmente grife para que, ao ler de forma rápida você já associe o assunto.

    3- Explique com as suas palavras.

    Depois de identificar as ideias importantes passadas em  sala de aula, tente explicar com as suas palavras o assunto. Não fixe-se em repetir exatamente o que o professor disse ou o que você leu nos livros; a não ser que seja uma fórmula de física ou matemática, aí é melhor seguir exatamente igual kkkk. Se preocupe apenas em entender o assunto, compreender e desfrutar.

    4- Otimize o seu tempo ao estudar para as provas.

    Quando estiver estudando em casa, foque naquilo que há mais chance de cair nas provas. Você já identificou os pontos principais, certo? Agora analise as partes mais importantes do seu texto e das suas anotações. Reveja do início ao fim de cada capítulo se atentando apenas às partes grifadas e marcadas por você. O começo do texto geralmente já traz os tópicos mais importantes e no final a conclusão. Se for prova de exatas anote as principais equações e fórmulas em uma única folha de papel para que não precise ficar procurando no caderno ou livro durante muito tempo.

    5- Use técnicas de memorização.

    Use a técnica dos mnemônicos! O cérebro adora essa técnica. Lembra-se de quando seu professor de português ensinou o SECAPPF (ser, estar, continuar, andar, parecer, permanecer, ficar) para decorar os verbos de ligação? Ou até mesmo a frase: “Antes de P e B só M posso escrever”. Aposto que de alguma regrinha você se lembra. Pois é. Use a mesma técnica para decorar várias ideias ou conceitos em apenas uma sigla. Use Post-it. Abuse deles. Escreva palavras, fórmulas e saia colando nos lugares que você possa ver a todo instante, como na parte de dentro da capa do caderno, por exemplo.

    6- Revise antes da prova.

    Revise o conteúdo com um amigo ou sozinho momentos antes das provas. Use suas anotações, resumos, rascunhos e grifos. Ao olhar, você irá se lembrar do processo de produção daquele material o que vai ajudar a reforçar a informação no seu cérebro.

    7- Cuide de você.

    Não estude com sono ou fome. Descanse bem. Não cometa excessos, como ficar horas estudando ou virar a noite se preparando para a prova. Desligue celular, leia em voz alta para ajudar a memorizar. Hidrate-se com água e sucos naturais. Não abuse de estimulantes como café ou energéticos. Alongue-se e faça intervalos de 10 minutos para cada 50 minutos de estudo. Estude no máximo 30 minutos antes de fazer a prova. Seja correto. Não cole. Melhor ir mal em uma prova e aprender com esse erro do que criar esse hábito que só irá te prejudicar na vida.

    O aprendizado deve ser contínuo e é preciso ter em mente que com pequenas atitudes ou comportamentos rotineiros, estudar para prova será uma tarefa bem mais fácil. Espero que essas dicas ajudem você! Boa prova.

     

    Fonte: unasp

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda