Três dicas para aproveitar ao máximo os simulados para o Enem

  Quinta, 16 de agosto de 2018

    Não adianta pegar a prova e responder de qualquer jeito!

    Você provavelmente já sabe: fazer simulados é importantíssimo para mandar bem na hora dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

    É por isso que o Guia do Estudante, em parceria com a Evolucional, oferece duas vezes por ano o Simulado Enem – uma prova online e gratuita que dá acesso a um relatório completo de desempenho e nota TRI (o mesmo sistema de correção utilizado pelo Enem). Acesse aqui. 

    Mas não é só pegar a prova e responder de qualquer jeito – algumas atitudes são necessárias para que essa estratégia realmente funcione. Veja as recomendações de cursinhos:

    • Cronometre – e respeite! – o tempo

    Você precisa cronometrar o tempo para resolver o simulado – até porque, sem isso, ele vai virar só mais uma lista de exercícios. Gaste no máximo três minutos por questão (que é o tempo disponível no Enem) e lembre-se de que, na hora da prova, será necessário reservar um tempo para preencher o gabarito.

    • Simule as condições da prova

    O simulado só vai ajudar se você se comprometer a levá-lo a sério e de fato simular um ambiente de prova. Nada de resolver na frente da TV ou ficar fazendo pausas quando estiver cansado ou com fome!

    Separe os materiais necessários para a prova (os mesmos que você pretende levar para o Enem), inclusive os alimentos, procure um lugar sem distrações, guarde o celular (lembre-se de que você não poderá usá-lo durante a prova) e peça às pessoas que moram com você para que não o interrompam.

    Para que tudo funcione, programe-se para fazer a prova em um dia em que você realmente tiver o tempo necessário para resolver as questões.

    “Ao simular a situação real de prova, o aluno irá treinar o seu corpo e a sua mente para se concentrar por 4 ou 5 horas seguidas”, explica Alexandre Takata, professor e coordenador do Cursinho Maximize.

    • Use o resultado para organizar sua estratégia de estudos

    Seus erros e acertos no simulado vão ser fundamentais para definir sua estratégia de estudos. Ao terminar a prova, analise com atenção seu desempenho e identifique seus pontos fortes e fracos.

    “Com o resultado do simulado em mãos, é preciso entender o porquê de cada um dos erros e revisar esses assuntos”, aconselha Alexandre Takata. “Como os conteúdos cobrados se repetem ano a ano, se o aluno utilizar as provas anteriores como simulados e estudar a partir de seus erros, ele irá acertar mais questões na prova oficial. ”

    Seus estudos devem privilegiar os pontos fracos e deixar de lado aquilo que você já domina. Afinal, não é hora de perder tempo com coisas que não precisam ser estudadas!

    Atente-se também ao modelo das questões que você errou. Veja se o erro se deve a uma falha conceitual ou se o problema está na forma como a pergunta foi feita – no seu tamanho, no seu vocabulário ou até na presença de gráficos, tabelas e mapas que você talvez tenha problemas em interpretar.

    Fonte:Guia do estudante

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda