Bullying: a quais sinais os pais precisam ficar atentos?

Bullying: a quais sinais os pais precisam ficar atentos?

  Terça, 07 de agosto de 2018

    A vítima do bullying dificilmente fala com os familiares sobre o que está sofrendo. Por isso, é importante ter atenção.

     

    Como lidar com crianças que sofrem e fazem bullying? Esse foi o tema do Bem Estar desta segunda (6), que contou com a presença do psiquiatra Táki Cordás e da endocrinologista Edna de Melo. O bullying é sinônimo de assédio moral na infância e adolescência. Os atos causam angústia e dor em quem sofre a violência e o agressor, em geral, sabe de seus atos, percebe o incômodo na vítima, mas precisa disso para se sentir bem e poderoso.

    Geralmente, o escolhido para ser alvo das agressões tem algumas características: aluno novato, tímido, traços físicos que fogem do padrão (nariz grande, magro, gordo, alto, baixo), aluno com excelente desempenho escolar.

     

    A vítima do bullying dificilmente fala com os familiares sobre o que está sofrendo. Por isso, é importante ter atenção a alguns sinais:

    • Dificuldade de aprendizado

     

    • Criança mais quieta e isolada

     

    • Agressividade

     

    • Aumento de dores para não ir à escola

     

    Uma vez notado o bullying, os pais devem conversar com o filho para explicar que ninguém merece esse tipo de atitude e que quem está errado em agir assim é o agressor. A culpa não é da vítima. Os pais também devem conversar com a escola e cobrar atitudes.

    Gordofobia

    Falar sobre o corpo do outro não ajuda em nada com a sua saúde, apenas prejudica o estado emocional. Bullying contra crianças e adolescentes com excesso de peso, muitas vezes, começa em casa. O bullying, preconceito, comentários e brincadeiras contra os gordos podem levar a transtornos alimentares como a compulsão alimentar, bulimia e anorexia nervosa.

    Veja as dicas:

    • Jamais diga que a criança é gorda

     

    • Jamais diga "seu irmão pode porque é magro, você não pode"

     

    • Não culpar a criança

     

    • Os alimentos da casa devem ser os que toda a família pode comer

     

    A família toda muda e não apenas a criança.

    Fonte: G1-globo.com

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda