Google Classroom: como usar a sala de aula virtual como professor e aluno

Google Classroom: como usar a sala de aula virtual como professor e aluno

  Terça, 24 de março de 2020

    O Google Classroom é a sala de aula virtual do Google. O aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS) é uma opção para professores que desejam complementar suas aulas com conteúdo à distância. O Classroom permite anexar atividades e materiais em PDF, além de possibilitar a criação de perguntas rápidas que podem ser respondidas por meio múltipla escolha ou respostas curtas.


    Como usar o Google Classroom com conta de professor


    Passo 1. Baixe o Google Classroom da página do TechTudo Downloads. Toque em "Primeiros Passos" e escolha uma conta Gmail para acessar o Google Classroom. Para logar com outra conta, selecione a opção "Adicionar Conta";

    Passo 2. Para criar uma turma, assinale o ícone "+" no canto superior esquerdo da tela. Uma notificação aparecerá na tela. Se você não estiver usando o Google Classroom em uma escola com alunos e apenas como complementação de aulas, não é necessário que a escola se cadastre no G Suite for Education. Confirme o aviso e pressione "Continuar";

    Passo 3. Em "Criar Turma", adicione o "Nome da turma", "Seção", "Sala" e "Disciplina" para o qual deseja publicar as atividades. Ao finalizar, toque em "Criar". A turma está criada e todas as atividades publicadas ficarão salvas na seção "Mural";

    Passo 4. Para adicionar outros professores ou alunos à sua turma, selecione "Pessoas". Você pode adicionar alunos convidando-os a participar do grupo por solicitações enviadas via e-mail, ou pode fornecer o "Código da Turma". Se deseja convidá-los por e-mail, assinale o ícone ao lado de "Alunos" e forneça seus e-mails. Pressione "Adicionar destinatário" e, depois, "Convidar";

    Passo 5. Para criar uma atividade, acesse a aba "Atividades" na barra inferior. Toque no ícone "+" e selecione a opção de criação que desejar, como "Atividade", "Pergunta", "Material" e "Tópico";

    Passo 6. Adicione um título e uma descrição para sua atividade. Você pode alterar a pontuação da atividade em "Pontos", e adicionar uma "Data de entrega" e um "Tópico";

    Passo 7. Para adicionar uma questão, selecione "Pergunta" e descreva a questão para que os alunos a respondam. As respostas podem ser entregues como "Resposta Curta" ou "Múltipla Escolha", e opções como "Os alunos podem editar a resposta" e "Os alunos podem responder uns aos outros" podem ser selecionadas pelo professor;

    Passo 8. Para adicionar um material, como arquivos em anexo ou documentos em PDF, selecione "Material". Adicione um título e uma descrição para o material. Ao finalizar, toque em "Salvar";

    Passo 9. Você ainda pode adicionar anexos, como documentos do Google Drive, links de sites, arquivos salvos no dispositivo, fotos, vídeos e documentos em PDF em suas atividades, perguntas e materiais. Para isso, selecione o ícone de clipe do canto superior direito da tela;

    Passo 10. Você também pode programar a sua atividade, selecione as reticências no canto superior direito da tela, em "Programar" e adicione a data em que a atividade estará disponível. Confirme a ação em "Programar";

    Passo 11. Você também pode enviar a atividade logo após sua criação. Basta selecionar o ícone de avião no canto superior direito da tela. As atividades ficam salvas no "Mural" e podem ser acessadas a qualquer momento.


    Como o Google Classroom funciona para aluno


    Passo 1. Baixe o Google Classroom da página do TechTudo Downloads. Selecione "Primeiros Passos" e escolha uma conta Gmail para acessar o Google Classroom. Para logar com outra conta, pressione "Adicionar Conta";

    Passo 2. Toque sobre o ícone "+" no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione "Participar da Turma";

    Passo 3. Insira o código da turma que será enviado pelo professor no local indicado, e pressione "Participar". Você terá acesso ao Mural da turma, com todos os anexos enviados pelo professor;

    Passo 4. Para acessar um material, toque sobre a aba "Novo material" no Mural da Turma;

    Passo 5. Para responder a uma pergunta, toque sobre a aba "Nova pergunta" e adicione sua resposta no local indicado. Ao finalizar, pressione "Entregar";

    Passo 6. Para entregar uma atividade, toque sobre a aba "Nova atividade". Acesse "Seu trabalho" e adicione o anexo referente a atividade desenvolvida. Você ainda pode adicionar comentários privados ao professor. Ao finalizar, confirme a ação em "Entregar";

    Passo 7. Para adicionar um comentário público no mural da turma, selecione "Adicionar comentário da turma" em qualquer uma das abas criadas pelo professor. Escreva seu comentário e pressione o ícone de avião para enviar. Esses comentários serão visíveis para toda a turma.
    Pronto! Em alguns passos, materiais podem ser publicados por professores, e as atividades podem ser acessadas e respondidas pelos alunos da turma.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda