8 coisas que as mães (e pais) devem saber sobre os 3 anos da criança!

8 coisas que as mães (e pais) devem saber sobre os 3 anos da criança!

  Terça, 11 de dezembro de 2018

    terriblesthrees

    Vamos à lista do que vocês precisam saber sobre esta fase e algumas dicas para superá-la da melhor forma possível:

     

    1) O que acontece aos 3 anos da criança?

    Ganhos enormes em linguagem e habilidades cognitivas estão acontecendo nessa idade. Quase de imediato, nossos filhos adicionam palavras e frases no seu vocabulário. As crianças de três anos já falam uma grande sentença de palavras e muitas vezes gostam de contar. E, acreditem ou não, algumas dessas habilidades verbais recém-descobertas são exatamente o que faz com que nossos filhos nos desafiem. “A razão pela qual os três anos são mais difíceis do que os dois, é que crianças de 3 anos são mais inteligentes, fisicamente maior e mais determinadas – com um maior nível de desenvolvimento da linguagem”, diz Dr. Fran Walfish, Psy.D., psicoterapeuta de crianças e famílias e autor d o livro The Parent Self-Aware.

     

    2) Características

    A Academia Americana de Pediatria listou os seguintes marcos de desenvolvimento que são característicos dos três anos:

    – Ter a capacidade de se vestir e de se despir.
    – Ser capaz de tentar negociar soluções para os conflitos.
    – Se tornar mais independente.
    – Enxergando a si mesmo como uma pessoa inteira envolvendo corpo, mente e sentimentos.
    – Muitas vezes, não ser capaz de distinguir entre fantasia e realidade.

     

    3)A hora é essa!

    Aos 3 anos a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural. Por isso, temos que aproveitar esse momento para mostrar uma educação livre de preconceitos, ensinando nossos filhos a respeitarem as diferenças. O importante é estarmos ao lado deles discutindo, explicando, enfim, educando. Nossos filhos são capazes de entender argumentações e são capazes, também, de conviver e brincar com outras crianças. Então a hora é essa mesmo!

     

    4) Fase de transição

    Aos 3 anos a criança está passando por uma fase forte de transição. Vou dar um exemplo bobo, mas que pode ser usado para diversas situações para quem tem filhos nesta idade: cochilo à tarde. A grande maioria das crianças de 2 anos precisam de um cochilo à tarde. Aos 3 anos elas já não querem mais dormir durante o dia, mas às vezes precisam (ainda se sentem cansadas). Mas elas desafiam e lutam contra o sono, com todas as suas forças. E nós, pais, não sabemos muito como agir nessa fase, porque:

    – Se eles não dormirem à tarde: às 17h eles estarão caindo pelos cantos, querendo dormir, irritados, dando chilique… E vocês pensam: Por que eu não os forcei a dormirem um pouco à tarde?

    – Se eles dormirem à tarde: às 21h ainda estarão completamente acesos, vocês tentam colocá-los para dormir e eles não querem saber, dão o maior trabalho… E vocês pensam: Por que eu deixei eles dormirem à tarde?

     

    5) Seja consistente

    Este, definitivamente, não é o momento de ceder aos ímpetos da criança. Elas nos testarão até saber aonde podem chegar. Este é o momento de sermos firmes e consistentes, seguindo uma linha de educação.

     

    6) Demonstre amor

    Por mais que nossos filhos testem nossa paciência, é muito importante demonstrarmos sempre o amor que sentimos por eles, mesmo durante o ato de disciplina. Isso faz com que sintam-se mais seguros e tenham menos acessos de chilique.

     

    7) Quem manda é você!

    Em todos os lugares, em todos os grupos, tem alguém que tem o poder. Na Igreja, tem o Papa, na escola é a diretora, no país é o presidente, e assim vai… Pois bem, na nossa casa quem manda somos nós. Nós ditamos as regras que deverão ser respeitadas. Isso deve ficar claro na nossa cabeça, para que possamos transmitir isso com segurança isso para nossos filhos. Neste post (cliquem AQUI para reler), explica exatamente como transmitir para as crianças o pressuposto de regra e poder).

     

    8) Atenção às atitudes

    Com certeza esta é uma fase difícil, mas passará. E mesmo que nossos pequenos nos tirem do sério, eles precisam de direção e compreensão. Portanto, temos que ter cuidado com nossas atitudes e evitar sempre os castigos físicos, os tapas, beliscões etc. A violência não leva a lugar nenhum, apenas atrapalha o desenvolvimento e educação dos nossos filhos. Eles estão numa idade em que entendem muito bem (apesar de não parecer), o que explicamos. Não podemos agir como nossos filhos, e sim, como os pais deles, muito mais sábios e emocionalmente controlados.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda