Benefícios do ovo: veja 5 vantagens de consumir esse alimento

Quarta, 05 de agosto de 2020 Exercicio fisicos

    O ovo é um alimento muito versátil: pode ser uma opção low carb para seu café da manhã, acompanhar o arroz e o feijão no almoço ou mesmo participar de alguma receita para um jantar leve. No entanto, seu consumo está sempre no banco dos réus do tribunal alimentar: ora é considerado um vilão da saúde, ora um aliado. Para a nutricionista Angélica Marques de Pina Freitas, presidente da Apan (Associação Paulista de Nutrição), o ovo contém mais benefícios associados ao seu consumo do que riscos, mas é preciso ter cautela.

    "Como tudo na nossa vida e saúde, a ingestão dos ovos deve ser equilibrada. Ingerir regularmente, aliado a uma alimentação saudável, só trará benefícios à população", completa. A seguir, destacamos o que diz a ciência sobre as vantagens de consumir os ovos regularmente.

    1. Faz bem para o cérebro

    De acordo com um estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition, o ovo melhora o desempenho do cérebro e até mesmo diminui o risco de demências. Isso ocorre devido à presença de um nutriente conhecido como colina, presente na gema do ovo. Ela é fundamental para o desenvolvimento da região cerebral relacionada à memória.

    2. Ajuda na saúde ocular

    Os ovos contêm nutrientes que contribuem para melhorar a saúde dos olhos. Entre eles, destacam-se a luteína e a zeaxantina —antioxidantes que se acumulam na retina. E os alimentos com essas substâncias, como os ovos, reduzem o risco de catarata e degeneração macular. Um estudo, também do The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que a gema do ovo possui esses nutrientes e previne doenças oculares.

    3. Dá mais saciedade

    A presença das proteínas do ovo também é benéfica para o controle de peso. De acordo com pesquisas, o alimento contribui com a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão calórica após o seu consumo. Por isso, adicionar os ovos regulamente à dieta pode ajudar a perder peso.

    4. Não aumenta o risco de doenças cardiovasculares

    Diversas pesquisas já foram realizadas para comprovar se o ovo aumenta o risco de problemas no coração. Uma revisão de estudos que contou com mais de 260 mil participantes chegou a conclusão de que não há uma associação entre a ingestão de ovos e as doenças cardiovasculares e AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas saudáveis. Mas, vale ressaltar que é preciso moderação.

    5. Faz bem para quem tem diabetes

    Um estudo mostrou que consumir ovos regularmente melhora a glicemia em jejum em pessoas com diabetes tipo 2. Por isso, o consumo é recomendado, desde que com moderação —o ideal é não exceder três ovos na semana. Ter cautela é necessário, uma vez que quem tem diabetes pode ter maior risco de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio ou AVC. Mas o ovo não precisa ser excluído da dieta.

    Fonte: UOL

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda