5 HÁBITOS SAUDÁVEIS QUE PODEM MELHORAR SUA SAÚDE GÁSTRICA

Segunda, 29 de junho de 2020 Exercicio fisicos

    1. COMER ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

    As fibras são grandes aliadas da saúde gástrica, pois atuam como reguladoras da digestão. O consumo dos alimentos ricos nesses nutrientes deve ser feito diariamente, o que não é difícil, pois são muitas as opções: folhas verdes (couve, agrião, rúcula e brócolis, entre outras), cereais (tais como linhaça, gergelim, aveia e lentilha) e frutas (dentre elas maçã, banana, laranja e morango).

    Manter uma dieta rica e balanceada é um dos hábitos saudáveis mais importantes, pois uma alimentação equilibrada promove o bom funcionamento do organismo e ajuda a evitar a obesidade, a qual é extremamente prejudicial para a saúde como um todo.

    Também é importante observar o intervalo entre as refeições, sendo que o ideal é comer a cada três horas, para que o ácido estomacal permaneça ativo na digestão dos alimentos e não prejudique as paredes do estômago.

    2. REDUZIR O CONSUMO DE FRITURAS, REFRIGERANTE E CHOCOLATE

    Os alimentos gordurosos dificultam a digestão e contribuem para o aumento dos sintomas relacionados à gastrite e à azia, assim como o refrigerante, devido à acidez e ao excesso de açúcar dessa bebida, e o chocolate, que possui uma substância que atua sobre o esfíncter do esôfago e aumenta o refluxo.

    Além das frituras, do refrigerante e do chocolate, o pão de sal, o café e as bebidas alcoólicas também são grandes inimigos da saúde gástrica. Moderação é a palavra de ordem!

    3. BEBER BASTANTE ÁGUA

    Uma vez que o corpo humano tem quase 70% da sua composição formada pela água, a boa hidratação é um dos hábitos saudáveis fundamentais não apenas para a saúde gástrica, mas para o bom funcionamento do organismo como um todo.

    Além de participar do controle da temperatura corporal e do transporte das moléculas entre as células, a água é fundamental para regular a acidez estomacal.

    Uma dica que pode ajudar você a consumir a quantidade adequada de água diariamente é investir no preparo de chás naturais. Além de manter-se bem hidratado, você vai aliviar os desconfortos estomacais. Para isso, as ervas mais indicadas são hortelã, camomila, macela e cidreira.

    4. CUIDAR DO BEM-ESTAR EMOCIONAL

    O estresse e a ansiedade atuam como fatores prejudiciais para a saúde gástrica, sendo responsáveis por disparar o gatilho para disfunções como a gastrite e a úlcera.

    Procure respeitar os limites do seu corpo, preserve a qualidade do seu sono e reserve um tempo na agenda para praticar atividades físicas e para momentos de lazer, seja com a família ou com os amigos.

    5. VISITAR O MÉDICO REGULARMENTE

    Além de inserir esses e outros hábitos saudáveis na sua rotina, para cuidar bem da sua saúde, é preciso manter as consultas médicas em dia.

    Além de acompanhar a evolução do tratamento, o gastroenterologista poderá, quando necessário, fazer alterações na medicação prescrita e solicitar a realização de exames, tais como a endoscopia.

    TENHA SEMPRE HÁBITOS SAUDÁVEIS

    Nos dias atuais, a vida corrida exige, ao mesmo tempo, tranquilidade e agilidade para que todos os compromissos sejam cumpridos com êxito. Assim, ter hábitos saudáveis é fundamental não apenas para a sua saúde gástrica, mas para o seu bem-estar e a sua qualidade de vida como um todo.

    FONTE: Gastroclínica

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