Menstruação: como o isolamento social pode estar afetando o seu ciclo

Quarta, 13 de maio de 2020 Exercicio fisicos

    Na terça-feira passada, passei uma hora chorando debaixo da minha mesa. E para você, como anda o trabalho em casa? Bom, na última terça-feira, eu menstruei. Minha menstruação lembra um exército de aranhas minúsculas dançando rumba no meu útero por pelo menos 24 horas. Então, caso a cólica não tenha sido divertida o suficiente, há a tortura mental dos meus hormônios pulando em um trampolim. Um erro de digitação, uma caneta caída ou um café derramado pode me levar a uma queda psicológica muito dramática.

    Sou uma das cerca de 90% das mulheres que sofrem de algum tipo de TPM, alguém que teme o período menstrual por causa de seus tortuosos sintomas mentais e físicos. Nesta pandemia, esse foi o ciclo menstrual que mais temi, pois foi o meu primeiro em confinamento. Me perguntava: como minhas emoções lidariam com um clima já volátil? Cara leitora, elas não lidaram bem.

    Foi assim que acabei chorando debaixo da minha mesa na semana passada, escondendo-me da minha caixa de mensagens como se ela pudesse me ver, desejando que todos me deixassem em paz e desejando que o exército de aranhas no meu útero se acalmasse.

    “Eu nem tenho certeza se quero um filho,” chorei com meu namorado, depois de gritar com ele no corredor. “Não posso adiar minha menstruação até saber que preciso do meu útero?”
    Infelizmente, não é exatamente assim que a biologia - ou seu ciclo menstrual - funciona. Pelo menos foi o que a ginecologista Shree Datta me disse.

    "Há vários hormônios liberados durante o ciclo menstrual e a TPM é basicamente o sinal e o sintoma que vemos desses hormônios funcionando," explica ela, dando-me o raciocínio científico por trás do meu inferno temperamental e volátil da dança das aranhas. "Ela geralmente acontece na segunda metade do nosso ciclo, quando os níveis de progesterona estão levemente elevados e afetam também nosso humor e sintomas físicos, como inchaço e sensibilidade nos seios à medida que nossa menstruação se aproxima."

    Digo a ela que, apesar de sempre sofrer de cólicas menstruais ruins, só recentemente comecei a ter sintomas emocionais particularmente ruins. "As evidências sugerem que, à medida que envelhecemos, há um risco um pouco maior de desenvolver sintomas pré-menstruais mais claros," diz ela, "não há explicação real sobre o motivo disso, mas, da mesma forma que acontece muitas outras coisas à medida que envelhecemos, podemos nos tornar mais sensíveis ou apenas mais sintonizadas com os nossos corpos.” Faço 31 anos esta semana, será que é algum tipo de presente de aniversário biológico horrível?

    Mas o colapso de terça-feira tem mais a ver com nossa situação atual do que com meu útero que envelhece rapidamente (oi mãe, se você estiver lendo isso). Afinal, TPMs no meio de uma pandemia global? Não é o ideal.

    "Estamos sob um período de estresse de qualquer jeito e muitas de nós estão em casa, onde não conseguimos fazer as coisas rotineiras e as que amamos de forma animadora," diz a médica, que ainda ressalta que a TPM é pior no clima atual. "Os temperamentos irão desgastar muitas pessoas e isso - além das mudanças cíclicas pelas quais seu corpo está passando - aumentará definitivamente os sintomas, deixando-nos muito mais ansiosas e estressadas ​​do que normalmente estaríamos."

    Eu me perguntava como todas as outras estavam lidando. Minha amiga Charlotte passa por muitos problemas quando tem TPM. No momento, ela está fazendo isolamento sozinha, então eu a consulto regularmente. Ela também menstruou na semana passada. Pergunto o que ela faz para ajudar a lidar com a TPM.

    “Ioga", diz ela, detalhando as aulas em casa que participou quase num minuto após o confinamento acontecer. "De qualquer maneira, sou viciada em exercícios e é aí que recebo minhas endorfinas. Já que eu sei que isso me faz feliz quando não estou menstruada, é algo que faço quando estou. Ajuda com a tensão física e emocional da TPM.” Mais alguma coisa? Não sou exatamente amigável aos exercícios... "Uau, analgésicos fortes," acrescenta ela. Bingo. Mas Charlotte me admitiu que a TPM era inegavelmente mais difícil no confinamento. "Minhas emoções estão por toda a parte nesse momento, e as oscilações hormonais da TPM tornaram tudo dez vezes mais difícil."

    Outra amiga, a Bea, admitiu que sua primeira menstruação em confinamento foi um pesadelo. "Não vou mentir, comecei a beber no home office, à luz do dia", diz ela, "se há um lado positivo em trabalhar em casa, acho que é isso!"

    Shree Datta concorda que a TPM em confinamento realmente tem muitos pontos positivos -- embora ela não esteja tão impressionada com a bebida à luz do dia. "Sim, o confinamento vai piorar a TPM, mas ele também é uma boa oportunidade de se sintonizar com o que seu corpo faz e não gosta - quais alimentos têm impacto, se o exercício ajuda, qual é a hora de você ficar mais emotiva," ela explica.

    Além disso, sugere que agora é o horário primordial para começar a acompanhar sua menstruação. Existem muitos aplicativos excelentes por aí - do Clue ao Flo -, mas a doutora. Shree diz que é útil guardar apenas um diário de sintomas antigo: "algo que você deve manter por três ou quatro ciclos para ver se há um padrão emergente.” Entender a reação do seu corpo à TPM é uma maneira perfeita de aliviar os piores sintomas. Assim como Charlotte sabe que o seu corpo reage bem ao exercício, por exemplo, minha única referência até agora é que meu corpo reage bem ao chorar sob o edredom e assistir à Netflix. A ginecologista, no entanto, não menospreza meu remédio oficialmente.

    “O descanso é importante, mas todo mundo é diferente - algumas pessoas irão responder bem ao ioga, outras à caminhada, outras à terapia cognitivo-comportamental ou à atenção plena”, diz ela, “mas agora é um bom momento para explorar o que mais você poderia fazer para ajudar." Ela sugere analisar minha dieta. Atualmente, estou existindo dentro de um menu com qualquer coisa deixada na prateleira após todo mundo ter estocado comida, mas ela propões algumas alterações.

    Comer bem durante a menstruação significa manter-se hidratada (continue bebendo água também, ok?!) e muitos alimentos ricos em ferro - como carne vermelha ou espinafre e brócolis - para compensar o ferro natural que você perde ao sangrar. Você também deve manter uma ingestão constante de frutas, especialmente bananas ricas em magnésio, que ajudam a relaxar os músculos e laranjas, ricas em vitamina D, que podem ajudar na ansiedade.

    Ela sugere que eu monitore meus padrões de sono e verifique se estou conseguindo mantê-los - mais fácil de remediar no confinamento, sem aquela chance de passar a noite toda em um clube -, mas também reduzindo drasticamente meu consumo de álcool, que aumentou desde quando uma taça de vinho tinto se transformou no meu acessório das reuniões via Zoom.

    No entanto, algumas TPMs podem alcançar os extremos e, se isso acontece, você não deve sofrer sozinha, especialmente se está fazendo isolamento sem nenhuma companhia. “Se você tiver uma dor extrema e um sofrimento emocional durante a TPM, deve definitivamente falar com um médico,” alerta Shree Datta. “Fazer anotações num diário de sintomas seria muito útil como um documento para mostrar ao seu médico a variedade de sintomas que sentiu."

    “Mas, vale a pena estar em sintonia com o seu ciclo de qualquer maneira,” continua ela, “Talvez, o confinamento esteja te dando a oportunidade de entrar em sintonia com o que realmente está na raiz dos seus sintomas. Este é um bom momento para descobrir qual é o normal do seu corpo", conta a ginecologista.

    Então, em vez de chorar debaixo da minha mesa, vou tentar usar o confinamento para administrar o meu ciclo menstrual, descobrir o que funciona para mim e o que não funciona. Ver se alguma coisa, desde o ioga, espinafre e a manutenção de um diário da TPM, pode ajudar a acalmar aquelas aranhas dançantes e tempestades mentais. Isso é para a minha próxima menstruação em confinamento. Me deseje sorte!

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda