Sem empatia não adianta muita coisa ser disciplinado e brilhante. A empatia – capacidade de se identificar com outra pessoa, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente – é uma habilidade humana fundamental de extrema importância no ambiente corporativo, pois ajuda a vender mais e oferecer ótimas experiências aos clientes. Além disso, ajuda a manter as equipes motivadas e dispostas a irem mais longe, não necessariamente por dinheiro.
Saber gerenciar o tempo de forma eficaz é uma das habilidades mais valorizadas pelos empregadores. Não existe uma só fórmula que funcione para todos. Cada um precisa encontrar seu próprio jeito e segui-lo.
Diversos estudos enumeram os benefícios de uma noite bem dormida. A chave para alcançar isso está, muitas vezes, em ser consistente com a rotina da hora de dormir. É uma estratégia que facilita pegar no sono e dormir bem a noite toda. Pessoas descansadas costumam pensar melhor, ser mais produtivas e tomar decisões mais acertadas.
Saber que você precisa de ajuda e, além disso, pedir – de fato – ajuda a alguém poder ser mais difícil do que parece. Muita gente encara isso como uma fraqueza ou sinal de incompetência. Mas não é. Ao contrário, é uma grande virtude que pode ajudar sensivelmente na produtividade e a evitar erros e prejuízos.
Seja para começar uma nova rotina de exercício, para estudar para uma prova ou trabalhar em um importante projeto, a consistência é vital para alcançar o sucesso. Nem depois que se chega ao topo é possível deixar a consistência de lado. Para manter um cargo executivo é preciso trabalhar duro e ser consistente no desempenho.
Você não deveria sair por aí falando sobre tudo que não lhe parece certo ou bem feito. Tem vezes que ficar quieto é a melhor opção. Isso é particularmente verdadeiro quando se está com raiva, chateado ou agitado. Expressar-se nessas condições pode gerar arrependimento depois. Por isso, quando estiver nervoso, fique calado. Essa é uma habilidade valiosíssima - e muito difícil de ser conquistada.
Esta habilidade está relacionada com a anterior – mas vai além. Com tantas coisas para fazer e e-mails para responder, é comum pensarmos em atividades pendentes quando estamos conversando com alguém. Só que isso não é produtivo. Uma dica é: quando estiver conversando com alguém fique repetindo mentalmente porque é importante prestar atenção naquela pessoa.
Confiança é algo extremamente difícil de se construir e fofoquinhas pelos corredores do escritório podem detoná-la em poucos instantes. Só que nem sempre é fácil não se envolver nas fofocas, porque às vezes elas aparecem no meio de conversas relevantes e vêm a partir de pessoas com as quais você precisa se relacionar no ambiente de trabalho. Se isso acontecer, e no meio de um assunto importante surgir uma fofoca, interrompa e diga algo como: “desculpe interromper, mas eu não preciso saber disso. Podemos falar de outra coisa?”
Digamos que é algo extremamente difícil de se fazer hoje em dia. Estamos presentes fisicamente, mas os pensamentos vão longe. Pesquisas mostram que em 47% do tempo as pessoas pensam em outra coisa, diferente do que elas estão fazendo naquele momento. Só que isso causa ansiedade, infelicidade e atrapalha a performance. Concentre-se!
Apresentar-se na frente de outras pessoas pode ser algo extremamente desafiador para algumas pessoas, só que não dá para fugir disso no mercado corporativo. Uma saída é praticar, talvez primeiro na frente de grupos pequenos e formados por amigos e conhecidos. A confiança virá aos poucos.
Fonte: Robert half