Você vive esquecendo o que estudou? Aprenda 3 Técnicas para fixar o que leu na memória

  Quinta, 06 de agosto de 2020

    1ª Técnica: Explicação.

    O primeiro passo ao estudar um determinado assunto é se concentrar para poder entender o que é lido. Isso é essencial.

    Geralmente a maioria da pessoas param por ai. Assim como eu fazia. Mas é justamente nesse ponto que é preciso explicar o que foi compreendido.

    Essa explicação pode ser feita de duas formas:

    • Auto-explicação: nada mais é do que explicar para si mesmo o conteúdo apreendido de modo lógico.
    • Ensinar o que aprendeu: consiste em fazer com que outra pessoa entenda o que foi estudado por meio de uma explicação simples.

    Existe uma frase de Einstein muito interessante: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem

    2ª Técnica: Resumo por Palavras-Chaves.

    Já percebeu que, depois de um tempo, as coisas que você lê ficam desorganizadas na cabeça? A gente tenta explicar aquilo que leu, mas as idéias não estão mais alinhadas e começa a ficar difícil extrair a informação da mente.

    Não se preocupe porque isso acontece com todo nós. Por isso, ter tudo que foi lido estruturado, em um resumo, ajuda consideravelmente a sua capacidade posterior de lembrar.

    A quantidade de conteúdo é tão grande que a informação estudada precisa ser organizada no papel.

    O problema é que muitas vezes resumo é confundido com cópia de trechos dos livros ou transcrição das aulas no caderno.

    Então qual seria a melhor forma de resumir? Existem duas bem interessantes que partem do mesmo conceito de palavras-chaves:

    • Flash Cards: com essa técnica, você anota perguntas em cartões e coloca em uma caixa, de acordo com a sequencia lógica do que foi lido. No verso do cartão coloca uma resposta resumida, para que possa se testar com essas perguntas nas semanas seguintes, como se fosse um jogo. Se acertar a resposta guarda o cartão em outra caixa, mas se errar retorna para a caixa atual, para refazer na próxima semana.
    • Fichamentos: nessa forma de resumo você vai estruturar o conteúdo do que foi estudado em tópicos lógicos e simples, de modo que, no momento em que o resumo for revisto será possível lembrar de forma rápida e lógica.

    3ª Técnica: Revisão Constante.

    De nada adianta utilizar as técnicas anteriores sem uma revisão programada e constante. De preferência semanal.

    Um dos maiores erros que eu cometia e que a maioria das pessoas que também estudam para concursos comete é simplesmente não revisar frequentemente.

    Não existe nada pior, em termos de eficiência para concursos, do que permitir que seu cérebro perca o acesso ao que já foi estudado. E eu falo em perder o acesso, porque na verdade você não esquece, mas sim perde a possibilidade de trazer a mente as informações que você precisa.

    Por isso, estudar pela segunda vez é mais fácil. Mas isso é muito menos eficiente do que apenas revisar, pois a revisão é muita mais rápido que o reestudo.

    E qual é o melhor período de revisão? Geralmente semanal, pois foi o que eu testei e deu melhores resultados.

    O mais importante é que essa revisão seja feita de forma periódica e sistemática, de modo que seja possível sempre relembrar o conteúdo.

    Fonte: Blog método de aprovação 

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda