12 dicas práticas para lidar com as birras .

  Quarta, 29 de julho de 2020
    Todo mundo que tem filho sabe que chega uma fase difícil de lidar: o "terrible two". A expressão em inglês faz menção aos terríveis dois anos, nos quais a criança está deixando de ser bebê, mas ainda não tem a inteligência emocional de uma criança mais velha. São muitos choros e birras nessa fase delicada, também apelidada de a adolescência dos bebês. Aqui vão algumas dicas para passar por esse período numa boa!.
     
    1-Estabeleça uma rotina
    Bebês gostam de rotinas, mas não só eles. Crianças maiores também precisam de um dia-a-dia estruturado para que possam antever e saber o que esperar em cada momento e situação. Isso garante segurança e pode evitar muitas caras feias. Por isso, insista na rotina; por mais que seu filho não queira tomar banho naquela hora, insista e garanta o programado.
     
    2-Não grite
    Crianças de dois anos vão gritar. Elas estão aprendendo a expressar suas emoções e sentimentos. Se nós, adultos, muitas vezes, sentimos vontade de gritar quando estamos frustrados e com raiva, não é diferente com os pequenos. A diferença é que, na maioria das vezes, eles não conseguem controlar o grito. Mas nós sim! Gritar de volta só vai alimentar a gritaria. É importante manter a calma, falar firme, mas sem gritos. Respire fundo e siga em frente!
     
    3-Explique o porquê
    Por mais que pareça que tudo entra num ouvido e sai por outro, não é bem assim. A grande beleza dos dois anos é que seu filho está compreendendo cada vez mais as coisas e os porquês. Isso exige paciência: você vai ter que explicar algumas vezes até entrar na cabeça. Mas você vai ficar orgulhoso quando seu filho repetir a explicação, naquele idioma fofo dos bebês que estão começando a falar.
     
    4-Não exagere nas explicações
    Isso não quer dizer que você deva poupá-las, mas apenas torná-las mais simples. Uma criança de dois anos pode ainda não entender que a água do mundo vai acabar se ela continuar desperdiçando água na pia do banheiro. São muitas explicações até chegar nessa maior. Apenas explique que se ela já acabou de lavar a mão, está na hora de desligar a torneira porque é assim que funciona. Isso torna as coisas mais fáceis para a criança entender e visualizar.
     
    5-Mude de ambiente
    Essa é a cena que os pais mais temem: a criança se joga no chão e não desiste do berreiro. Calma! Muitas vezes, a criança só está em um ambiente que gera irritação nela, como o supermercado, por exemplo. Tente mudá-la de ambiente, levá-la para fora, ao ar livre. Essa atitude simples pode acalmar todos os ânimos.
     
    6-Cada vez mais autonomia
    Esse é outro ponto bem positivo, mas que requer paciência e cuidados. Seu filho está querendo cada vez mais autonomia para realizar as tarefas do cotidiano. Ir ao banheiro, comer sozinho, pentear o cabelo. O difícil é convencê-lo a aceitar ajuda quando necessário. Mas acredite: quanto mais autonomia você der, mais confiante e realmente capaz seu filho vai se tornando.
     
    7-Atenção com o sono
    Assim como quando bebês, crianças pequenas de dois anos ainda ficam muito irritadas e extremamente cansadas quando estão com sono. Pense que é mais forte do que elas! Por isso, muitas ainda precisam de uma soneca durante a tarde. Preste atenção se é o caso do seu filho e não hesite em reservar algumas horinhas para o sono dele.
     
    8-Atenção com a fome
    Da mesma forma que o sono pode acabar com o humor de uma criança de dois anos, a fome pode também ser a grande vilã. A vantagem de uma criança nessa idade em relação a um bebê é que ela já fala e já pede por comida. Atenda e mantenha uma rotina bacana com horários regulares para as refeições.
     
    9-Estimule o diálogo
    Crianças de dois anos estão aprendendo a falar e quanto mais os meses passam, mais fácil vai se tornando o diálogo entre vocês. Estimule que ela te conte o porquê de estar fazendo algo errado, o que ela está sentindo e o que pretende com tal comportamento. Podem vir algumas explicações sem pé nem cabeça, mas em algum momento surge uma pista que te ajuda a contornar a situação. Crianças são indivíduos com sentimentos e pensamentos próprios e merecem ser ouvidos com atenção e respeito.
     
    10-Nomeie os sentimentos
    Tem horas que a criança chora, porém as lágrimas não saem dos olhos. Ou há muitos gritos e um brinquedo voa longe, mas a criança não aceita conversar. Nesses momentos, o melhor talvez seja não dar muita atenção para não alimentar comportamentos que não são aceitáveis. Explique o porquê, inclusive nomeando os sentimentos que ela pode estar sentindo naquele momento – algo como "eu sei que você está chateado porque não pode ver televisão agora, mas eu não quero que você berre desse jeito e vou para a cozinha esperar você se acalmar". Um momento sozinho, às vezes, é importante para a criança. Assim como é também importante que ela saiba que você está por perto para ajudá-la a se acalmar.
     
    11-Evite chantagens ou ameaças
    É claro que há momentos que esse conselho se torna muito mais fácil na teoria do que na prática. Quando você já tentou de tudo e nada funciona, sempre vêm aquelas frases prontas de chantagens emocionais. Evite ameaças que não serão cumpridas e aquelas muito exageradas, como "vou embora para sempre e você vai ficar sem mim". Isso só gera medo e angústia e pode piorar a situação.
     
    12-Suavidade, firmeza e paciência
    Não é nada fácil ter um bebê virando criança em casa e muitas vezes o melhor é respirar fundo e apelar para a paciência. Com o tempo, você vai sabendo lidar com todas as birras e imprevistos e vai ver que ter uma criança de dois anos em casa é algo mágico e especial. Você vai acompanhar o aprendizado da fala, da coordenação motora, da autonomia e da formação da personalidade desse ser que é, muitas vezes, divertido e um super companheirinho. Aproveite!
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda