7 dicas poderosas para sobrar dinheiro no final do mês

  Quinta, 09 de julho de 2020

    1 – Anote seus ganhos e gastos

    Anotar seus ganhos e gastos mensais é o primeiro passo para conseguir fazer sobrar dinheiro no final do mês. Mantenha uma lista dos gastos realizados ao longo de todo o mês, inserindo também os seus ganhos durante o período.

    Com este controle simples é possível identificar para onde o dinheiro está indo e realizar possíveis mudanças de hábitos de consumo, caso seja necessário. Imagine, por exemplo, que seus gastos com alimentação em restaurantes sejam enormes – e você nem havia se dado conta de quanto eram altos até iniciar este controle.

    Essa é uma realidade para muita gente, e você pode se surpreender com a quantidade de dinheiro que acaba sendo direcionada a um só segmento ao longo do mês e a gente sequer dá conta disso! Neste exemplo, ao identificar o problema, você poderia diminuir as idas ao restaurante, por exemplo, e enxugar seus gastos – fazendo sobrar mais dinheiro para outras atividades ou até mesmo poupar parte dos seus ganhos.

     

    2 – Elimine gastos desnecessários

    É a etapa de corte de gastos, de fato – como no exemplo do restaurante. Afinal, não adianta nada você anotar seus ganhos e gastos, identificar os excessos e não eliminá-los para ter um financeiro muito mais enxuto, organizado e controlado.

    Por isso, para sobrar dinheiro no final do mês, é imprescindível fazer uma análise ampla de todos os gastos que ocorrem ao longo das semanas e identificar o que pode ser eliminado sem que haja perda de qualidade de vida para você e sua família.

    Quantas vezes você já se pegou pensando se valia a pena ou não manter os serviços de TV a cabo – que pouco são utilizados pela sua família? Ou se seria possível diminuir a compra de alimentos prontos para consumo e refeições fast food ao longo do mês?

    Sente com sua família e, juntos, busquem alternativas para eliminar gastos desnecessários no dia a dia. Algumas poucas mudanças podem ser suficientes para fazer uma grande diferença no orçamento familiar ao longo dos meses!

     

    3 – Mantenha o cartão de crédito na carteira

    O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento muito utilizada em todo o mundo. Não utilizá-lo com cuidado, no entanto, pode fazer você se descontrolar financeiramente e cair em um poço de dívidas.

    Por isso, é importante utilizar o cartão de crédito com cuidado. Evite utilizá-lo para compras parceladas a todo o momento, por exemplo, pois este hábito pode levar você a gastar mais do que deve e resultar em dificuldades financeiras mês a mês.

    Manter o cartão de crédito na carteira o maior tempo possível pode ser uma dica poderosa para evitar situações de descontrole.

     

    4 – Tenha objetivos claros sobre seu dinheiro

    Para fazer o dinheiro render mais e não acabar antes do final do mês, é preciso ter objetivos claros em relação aos seus ganhos. Pergunte a si mesmo: o que vou fazer com esse dinheiro que recebi no mês? Quais meus planos para ele?

    Tenha em mente que é preciso, em primeiro lugar, definir o destino do dinheiro para pagamentos de despesas e contas mensais, para quitação de dívidas – caso existam – e, em seguida, distribuir o restante de acordo com seus objetivos.

    Quer ir ao cinema no final de semana? Pensa em economizar para uma viagem à praia em alguns meses? Então destine parte dos seus ganhos para estes sonhos e desejos.

    Saber o que você deseja para o futuro e estabelecer metas é fundamental não só para fazer o dinheiro render ao longo do mês, mas também para destiná-lo aos objetivos certos, evitando desperdícios e chegando mais rápido às metas estabelecidas.

     

    5 – Evite empréstimos

    Evitar empréstimo é uma dica poderosíssima para sobrar dinheiro no final do mês. Todo empréstimo possui juros e taxas, que são cobradas dos consumidores todos os meses até a quitação do valor emprestado. Estes custos tendem a pesar muito no bolso das famílias, que acabam não conseguindo economizar por conta destes altos custos do empréstimo.

    Para não precisar tomar um empréstimo no banco a dica também é organizar-se financeiramente. Se você manter o hábito de organizar suas finanças, definir objetivos e planejar seu futuro, ficará muito mais fácil controlar o dinheiro e separar uma quantia mensal para emergências.

    Com uma reserva de dinheiro bem construída você dificilmente precisará recorrer aos empréstimos, e não precisará se preocupar com esta dívida. Além disso, quem não precisa pagar empréstimos ou quitar dívidas acaba tendo uma quantidade de dinheiro maior disponível todos os meses, que pode ser destinada a outras finalidades que não o pagamento de compromissos financeiros.

     

    6 – Quite suas dívidas

    Se você tem dívidas, a dica é quitá-las o quanto antes. Com as dívidas quitadas você terá mais tranquilidade e conseguirá organizar melhor suas finanças – agora com uma boa sobra de dinheiro todos os meses.

    É importante apenas tomar cuidado na hora de negociar o pagamento das dívidas. Faça acordos que você possa cumprir com seus credores, de modo a não ficar apertado financeiramente no final do mês. Lembre-se que, em caso de aperto, você poderá se endividar novamente, e de nada terá valido pagar sua dívida anterior!

    7 – Construa uma reserva financeira

    Como já falamos, a reserva financeira é fundamental para quem deseja ter mais tranquilidade quando o assunto é finanças. Esta pode não ser uma dica de como fazer sobrar dinheiro no final do mês, mas é justamente por meio da construção de uma reserva de emergência que você terá a possibilidade de não se preocupar com imprevistos caso, em algum momento, este dinheiro não sobre no final do mês.

    Imagine que você coloque em prática todas as dicas do texto de hoje, e o dinheiro começa a sobrar no final do mês, o que você fará com ele? Entre as possibilidades podem estar a aplicação deste dinheiro e a construção da reserva financeira.

    Agora pense na possibilidade de, em um determinado mês, você precisar levar seu carro ao mecânico – resultando em gastos não previstos. Pode ser que o salário que sobra no final do seu mês não seja suficiente para cobrir esta nova despesa, não é mesmo?

    Neste caso, a reserva financeira poderia ajudar você a pagar estes custos extras sem precisar, necessariamente, gastar o dinheiro que sobrou do seu salário. Você terá muito mais tranquilidade para resolver o problema sem precisar se preocupar com a falta de dinheiro ou considerar um possível endividamento.

    Por isso, construir uma reserva de emergência ao longo dos meses é sim uma dica poderosa para  ajudar você a manter suas finanças em ordem em qualquer momento!

    FONTE: Organizze

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda