7 dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho

  Quinta, 20 de setembro de 2018

    Reconheça as pessoas tóxicas e saiba como lidar com elas em contexto de trabalho. Não se deixe influenciar, foque-se nos seus objetivos e bem-estar.

    Se procurarmos pela palavra “tóxico” no dicionário, vamos encontrar, entre outros significados, a seguinte definição: “algo que causa efeitos nocivos” – ou seja, que causa danos. Pois é, se faz mal, será melhor saber como lidar com o problema – certo? É fundamental encontrar algumas dicas para lidar com pessoas tóxicas e encarar, como deve ser, aqueles que podem prejudicar a sua saúde e o seu trabalho.

    Em primeiro lugar, importa não rotular nem confundir situações. Tente perceber se está mesmo a lidar com uma pessoa tóxica ou se, por outro lado, se trata de uma situação passageira e fruto de problemas pessoais, doença, ou outra questão problemática.

    No entanto, se o problema persistir, pode realmente estar perante uma pessoa tóxica. Em contexto de trabalho, nem sempre é fácil contornar a situação sem se prejudicar ou ser mal entendido – por isso, talvez estas dicas ajudem. Confirme!

    O QUE SÃO PESSOAS TÓXICAS?

    Regra geral, pessoas tóxicas são aquelas pessoas que tendem a espalhar mau ambiente e negatividade pela organização, através de atitudes e da expressão de sentimentos e emoções que podem variar entre ressentimento, inveja, raiva, medo, desconfiança, vergonha ou outros sentimentos negativos.

    As pessoas tóxicas têm, geralmente, todos ou alguns dos seguintes comportamentos e atitudes:

    • ressentem-se pelo sucesso alheio;
    • empenham-se em diminuir ou sabotar as conquistas dos outros;
    • tentam desqualificar os colegas e subordinados para manter a autoestima deles sob controlo e ocupar a posição central;
    • desencorajam qualquer iniciativa e desacreditam qualquer atitude de mudança;
    • estão sempre contra, tentando convencer os outros de que alguns projetos não são válidos;
    • passam o tempo a tentar saber da vida dos outros e a passar informações e boatos;
    • manipulam a informação pessoal e profissional que têm sobre outros colegas;
    • têm uma atitude autoritária e abusam, face à necessidade do emprego e salário das outras pessoas;
    • são manipuladoras, tentam sempre que os outros ajam da forma que querem;
    • reclamam constantemente, sempre à espera que terceiros solucionem os seus problemas. E quando solucionados continuam a reclamar.

    1. DESENVOLVA A SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerir as nossas emoções. Para tal, importa desenvolver competências como a autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e competências sociais. Se estiver seguro de si, conseguirá lidar melhor com as pessoas tóxicas, sem deixar que elas o afetem.

    A inteligência emocional revela-se importante para todos os profissionais que têm relações de trabalho com colegas, gestores e subordinados, bem como com para as suas equipas e organizações.

    2. NÃO SE DEIXE ABATER. NÃO É PESSOAL!

    Não se deixe abater nem entristecer com comportamentos nocivos de colegas e superiores “tóxicos”, nem leve o comportamento tóxico de outras pessoas para o lado pessoal. Lembre-se de que as pessoas tóxicas são assim com todos e não apenas consigo.

    As pessoas tóxicas tentam alegar que o outro fez algo errado e farão com que este se sinta culpado – e, se o encontrar num dia mau, lá se vai a autoconfiança, a paz de espírito e o bem-estar laboral. Não deixe que isto aconteça consigo.

    3. MANTENHA O FOCO NOS SEUS OBJETIVOS

    Mantenha o foco nas suas funções, na sua carreira e nos seus objetivos – esta é uma boa forma para neutralizar a influência das pessoas tóxicas. Tente distanciar-se emocionalmente e seja racional se perceber as tentativas de manipulação. Não alimente intrigas e demonstre desagrado sempre que alguém o fizer na sua presença. Reflita e defenda-se da melhor forma, mantendo o foco naquilo que quer alcançar.

    4. NÃO SE DEIXE INTOXICAR!

    Não valorize, nem se deixe influenciar pelas intenções subjacentes às atitudes e relações tóxicas destes seus colegas. Confie mais em si, na sua capacidade de trabalho e nas suas competências. Não permita que estas pessoas o intimidem, humilhem e perturbem a sua confiança e o seu bem-estar. Tenha sempre presente de que o problema não é consigo nem está em si, mas está com eles.

    5. NÃO REAJA A PROVOCAÇÕES

    Não reaja a provocações nem entre em discussões. Manifeste a sua opinião de uma forma assertiva.

    6. EVITE OU LIMITE O CONTACTO COM AS PESSOAS TÓXICAS

    Podemos ser educados com todos, dar um “bom dia”, partilhar cinco minutos de café…  Mas, isso sem ter que iniciar ou dar continuidade a conversas, principalmente quando sabemos estar perante uma pessoa tóxica e todos os seus efeitos nocivos. Proteja-se, afastando-se.

    7. CUIDE DE SI, DA SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL

    Desligue do trabalho, descanse, alimente-se de forma saudável, faça exercício, passe tempo com as pessoas de quem gosta e que gostam de si, ligue-se a pessoas positivas e deixe-se contagiar. Tudo isto fará com que a toxicidade passe ao lado!

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