As 5 melhores Técnicas de Estudo

  Quinta, 13 de fevereiro de 2020

    1 – O Estudo intercalado

    A técnica de estudo do “estudo intercalado” consiste, basicamente, na elaboração de um ciclo de estudos, de modo que o aluno estude determinadas matérias de forma distribuída em cada dia. Alguns também chamam essa técnica de estudo de “metas diárias” ou “rotação de matérias“.

    2 – Testes Práticos

    Essa é outra técnica de estudo fundamental para a aprovação nos concursos públicos! Com base nela, devemos resolver o maior número de questões possíveis.

    Procurem sempre realizar simulados. Eles são fundamentais não somente para a verificação do grau de retenção do conteúdo estudado, mas para também para o concurseiro se acostumar com situações alheias ao estudo, como o nervosismo, ansiedade, distribuição de tempo de questões, tempo de preenchimento de gabarito, dentre outras.

    O aluno deve manter sempre contato prático com a matéria estudada. Uma dica aqui é a realização de provas anteriores, seja da banca que realizará seu concurso ou seja de concursos anteriores da mesma área para a qual você estuda.

    Além disso, este método ajudará a indicar ao concurseiro se, de fato ele absorveu o conteúdo que fora estudado, servindo também como revisão. Outra dica importante em relação a este tema é que o aluno deve sempre refazer as questões que errou e anotar as dificuldades que teve com a questão para aprofundar o seu conhecimento no conteúdo e não errar novamente.

    3 – A prática distribuída

    A partir dessa técnica de estudos, o aluno deve evitar estudar a mesma matéria por um tempo muito longo. Em geral, não recomendamos que esse período ultrapasse 2 horas.

    4 – Autoexplicação

    Essa é mais uma técnica de estudo com grande eficiência para absorção da matéria estudada. A partir deste método, o aluno deve estudar o conteúdo e, simultaneamente, tentar explicá-lo, com suas próprias palavras, para si próprio. Essa prática ajudará (e muito!) na memorização do conteúdo.

    Conforme o aluno avançar nos estudos, ele deve procurar explicar aquilo que está sendo visto para tentar sanar eventuais dúvidas que surjam no decorrer do seu aprendizado, além de aprimorar o desenvolvimento do seu próprio raciocínio lógico.

    Um ponto interessante a respeito dessa técnica de estudo é que ela pode muito bem ser aplicada conjuntamente com a técnica que será apresentada no tópico a seguir.

    5- Interrogação Elaborativa

    A partir dessa técnica de estudo, o aluno deve, durante seu estudo, elaborar perguntas como as seguintes:

    • O quê?
    • Quem?
    • Quando?
    • Onde?
    • Como?

    Esse método mostrou-se eficiente pelo fato de exigir um esforço maior do nosso cérebro. Por meio de questionamentos, buscaremos compreender quais são as causas de um determinado fato com o qual nos deparamos ao estudar.

    Com o desenvolvimento dessa técnica de estudo, o aluno poderá perceber uma evolução na sua capacidade de responder questões discursivas, o que por si só já é uma grande vantagem em provas de concursos públicos.

     

    Fonte: estrategiaconcursos

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda