5 Estratégias para estudar em casa sem perder o foco!

  Quinta, 23 de janeiro de 2020


    1 - Estudar sempre no mesmo lugar


    Parece besteira, mas antes eu sentava na mesa da sala, no outro dia na cama, depois na mesa do quarto, voltava pra sala só que dessa vez no sofá, e não dava certo.

    Ter um local fixo para estudar em casa é a primeira estratégia para reforçar o seu hábito de estudos, isso porque sempre que você sentar neste local de estudos, seu cérebro já vai reconhecer que está na hora de estudar.

    Depois que descobri isso, ajeitei uma mesa no meu quarto com boa iluminação, cadeira confortável e quando eu sento nesse local me sinto mais motivado a entrar em ação. Agora lembre-se: quando reservar o seu local de estudos, use-o somente para este fim. Evite de usá-lo para fazer coisas que não tenham relação com sua preparação.

    2 - Organize seu material de estudos
     

    A organização do material vai evitar que você perca tempo procurando um livro ou apostila. Além disso, alivia sua mente do estresse de nunca saber onde as coisas estão e não deixa você gastar vários minutos preciosos atrás de uma caneta por exemplo.

    Tenha um local exclusivo para livros, coloque as canetas e clips numa caneca que você não usa por exemplo, separe as anotações. E ao terminar seu tempo de estudos, devolva tudo aos seus devidos lugares.

    O hábito de organizar seus materiais de estudo faz com que você acelere seu aprendizado e evita a procrastinação. Eu mesmo antigamente quando ia começar a estudar e não encontrava um livro que fosse, já era motivo para desistir, então, evite que isso aconteça com você.
     

    3 - Siga seu planejamento


    Uma das coisas que eu mais repito em minhas postagens é: "tenha um bom planejamento". Sim, porque é através desse plano de estudos que você saberá o quê e o quanto terá que estudar.

    Mas não existe nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, e nunca conseguir completá-lo. Você olha pra ele todos os dias e sente uma sensação de fracasso e desânimo. Isso acaba com sua motivação para estudar.

    Porém, quando você olha para seu planejamento e vê que está avançando de acordo com as metas estabelecidas, sua motivação aumenta e você estuda cada vez mais. Portanto, separe um tempo para fazer seu plano de estudos de acordo com a sua realidade e depois parta para a ação.
     

    4 - Faça pausas regulares entre os estudos


    Quando estudamos em casa, podem surgir dois problemas: O excesso de estudos, ou o excesso de descanso. Ambos são ruins e prejudicam seu aprendizado.

    Tudo nesta vida é meio termo e isso aprendi nas minhas sessões de terapia. Então, depois desse aprendizado, comecei a fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada 40/45 minutos de estudos.

    Pode parecer estranho, eu também achei, mas na prática funciona muito bem, e quando esse hábito é desenvolvido você percebe como a fixação do conteúdo é muito melhor e mais rápida.

    Atenção: Ao fazer essa pausas evite ficar no celular, na internet ou na frente da TV. Essas coisas foram feitas para entreter pessoas, e se você cair em tentação vai passar muito mais de 15 minutos e sua mente não vai descansar.

    Procure relaxar, meditar, beba uma água, dê uma caminhada curta.. Ou faça como eu e fique na varanda só olhando os carros passarem :]
     

    5 - Afaste-se das distrações


    Estudar em casa pode não fazer muito sentido, afinal, a casa da gente foi feita para descansar, e justamente por este motivo ela é um oásis da distração. Tem computador, wi-fi liberado, televisão, video-game, geladeira (essa acaba comigo), enfim.. Como lutar contra todos esses inimigos da concentração?

    A resposta é simples, fique longe deles. Mas como Coruja? A 1ª estratégia que contei responde essa pergunta: tenha seu local exclusivo de estudos.

    Mas o problema é que o maior inimigo da concentração na atualidade se chama Telefone Celular (você pode chamar também de smartphone). Pois é, esse "amiguinho" não pode ir com você para o seu santuário sagrado de estudos.

    Não adianta vir com desculpas que "é a tecnologia a nosso favor", "novas maneiras de aprender", "o celular me auxilia muito".. Convenhamos, você não estuda pelo celular. Se está duvidando, faça o teste e veja quantos minutos você gasta no celular com estudos e quantos com coisas que não agregam nada. O celular, assim como a Tv (e minha geladeira) foram feitos para distrair pessoas e esquecer do mundo.

     

    Fonte: editorasanar

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda