5 Dicas para melhorar o clima em seu ambiente de trabalho

  Quinta, 03 de outubro de 2019

    Dentre os vários fatores que levam uma empresa ao sucesso, um dos mais importantes diz respeito à qualidade do ambiente de trabalho. Uma ótima ideia de negócio, por exemplo, torna-se inútil se o ambiente de trabalho é ruim. Quando o clima está mais descontraído, tudo flui melhor. Mas vale dizer que um bom ambiente não se constrói apenas com descontração – cada membro da equipe deve confiar um no outro, antes de tudo, para que as coisas funcionem bem.

    O colunista Jeremy Goldman, do site da revista "Entrepreneur", listou dicas para os empreendedores que desejam melhorar o clima de seu escritório. Confira:

    1. Estabeleça confiança
    É fundamental que você confie em seus colaboradores. E vice-versa. Segundo Goldman, a melhor maneira de estimular essa confiança mútua é estabelecer uma comunicação abertas e ouvir o que todos têm a dizer. Por mais que o escritório seja um ambiente profissional, é importante conhecer seus funcionários como indivíduos. Ninguém gosta de ser tratado "instrumentalmente" – ou seja, como se apenas a função desempenhada, e não a pessoa que a realiza, fosse levada em conta.

    2. Respeite
    Ninguém gosta de ser destratado. Por isso, tome cuidado com o que você fala para seus colaboradores. Uma bronca em um funcionário pode prejudicar a produtividade da sua empresa. E, mais importante que isso, magoar um ser humano. Críticas são necessárias, naturalmente. No entanto, meça suas palavras. Também é importante fazer com que o respeito seja mútuo entre seus colaboradores. Em uma reunião de brainstorming, por exemplo, todos devem ouvir, sem fazer comentários maldosos, as ideias dos outros.

    3. Responsabilize-se por seus atos
    Ao abrir uma empresa, o empreendedor se torna seu próprio patrão. Com isso, também se transforma em um exemplo para todos os empregados. Só que todos cometem erros e o chefe não fica fora disso. Quando você cometer um deslize, assuma a responsabilidade pelo que fez. É inadmissível, segundo Goldman, repassar a culpa pelo equívoco para outras pessoas. Ao mesmo tempo, faça com que todos se responsabilizem pelo que fazem. Assim, nenhum colaborador terá medo de ser prejudicado pelas ações de outros.

    4. Elogie
    Já quando alguém faz algo legal, é importante que o chefe valorize o colaborador. Ao elogiar, o empreendedor fortalece relacionamentos e mostra que realmente se importa com o trabalho que está sendo feito.

    5. Seja otimista
    Você pode ter acordado cedo e sua vida pode estar uma porcaria. Apesar disso, tente não contaminar o humor de seus funcionários com seu pessimista. Segundo o colunista da "Entrepreneur", os chefes devem ter uma atitude otimista no espaço de trabalho. Cumprimente as pessoas pela manhã, sorria o dia todo e faça o possível para encarar os problemas que surgirem da melhor maneira possível.

    Fonte: revitapegn

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