10 Dicas para melhorar a criação dos filhos

10 Dicas para melhorar a criação dos filhos

  Terça, 03 de setembro de 2019

    1. Evite comparações

    Evite ficar comparando o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças. Cada pessoa tem seu tempo e ritmo. Tenha paciência e estimule a evolução do pequenino em vez de compará-lo, pois o excesso de comparações afeta diretamente a autoestima da criança.

    2. Esteja presente

    Esse hábito é essencial na criação dos filhos. Nem sempre é fácil estar presente no dia a dia da criança, principalmente com a rotina corrida que a grande maioria dos pais enfrenta hoje em dia.

    Contudo, faça um esforço e fique ao máximo ao lado do seu filho. Isso não irá ajudar apenas no desenvolvimento, mas, também, irá melhorar o vínculo afetivo entre vocês.

    Ter alguém ao nosso lado faz com que a gente se sinta mais amado. Deixe as redes sociais um pouco de lado, mantenha o estresse profissional no ambiente de trabalho e foque a sua atenção no seu pequeno sempre que tiver oportunidade.

    3. Valorize as conquistas

    Seu filho aprendeu uma palavra nova? Conseguiu um amiguinho na escola? Fez um desenho que ele acha lindo? Mostre satisfação e parabenize-o por isso.

    Cada pequena conquista que você celebra, estimula a autoconfiança da criança. Não aponte o dedo para o que ela ainda não sabe. Ao contrário, ajude-a a desenvolver a nova habilidade ou obter mais conhecimento.

    4. Converse com o seu filho(a)

    Vivemos na era em que os eletrônicos estão tomando cada vez mais espaço no dia a dia de muitos pais. E, com isso, a comunicação com os filhos tem sido deixada de lado. No entanto, conversar é um ato fundamental para estreitar o relacionamento entre você e seu filho.

    Estimule a conversa. Pergunte sempre como foi o dia dele, demonstre empatia, ajude-o a resolver os próprios questionamentos. Dessa maneira, durante a adolescência e vida adulta, vocês continuarão a ter uma boa comunicação.

    5. Saiba dizer “não”

    Não confunda carinho e amor com a falta de limites. Dizer não é essencial para que a criança entenda até onde ela pode ir. Quando você diz o não, você não deixa de amar o seu filho (essa é uma ideia que precisa ser deixada de lado).

    Na verdade, o “não” nas horas certas é a forma de você mostrar todo o carinho que sente, a ponto de negar algo que tem a convicção de que será prejudicial para a vida de quem você mais ama.

    6. Não tente poupá-lo de tudo

    Outra dica de ouro para a criação dos filhos é ter em mente que você está criando ele para o mundo. Por mais que você queira poupá-lo de frustrações e experiências não tão agradáveis, elas farão parte da vida dele.

    Sim, o seu filho vai cair e se machucar. Sim, ele vai ficar doente em algum momento. Sim, ele não será o melhor em tudo. Uma vez que você entender isso, será mais fácil auxiliar o seu pequeno a lidar melhor com essas experiências.

    7. Não existem pais perfeitos

    É incrível a quantidade de pais que ainda acreditam nessa ilusão. As mães, principalmente, acabam se sentindo frustradas por não atenderem às expectativas impostas pela sociedade e, até mesmo, por elas mesmas.

    Todos nós cometemos deslizes e erros durante a criação dos filhos. É preciso ter em mente que você está fazendo o seu melhor. Lembre-se: você é o espelho do seu filho, logo, é preciso mostrar que você também apresenta falhas, mas que está sempre disposta a corrigi-las e superá-las quando necessário.

    8. Não tente suprir carinho com bens materiais

    Geralmente, pais que trabalham fora tendem a preencher a falta de presença com bens materiais. Esse é um grande erro, pois nenhum brinquedo ou presente irá suprir o carinho.

    É essencial que você demonstre para a criança que, mesmo não estando perto constantemente, você a ama incondicionalmente. Um simples EU TE AMO, antes de dormir, sair ou ao acordar, tem um poder incrível sobre o vínculo entre pais e filhos.

    Por isso, abrace, ria, converse, brinque e demonstre todo o seu carinho com pequenas atitudes. Com certeza, elas são mais poderosas do que bens materiais.

    9. Incentive o aprendizado constante

    A Era Digital trouxe uma série de desafios para os pais. Hoje, muitas crianças preferem ficar em frente a uma tela de celular do que ler ou estimular sua inteligência. Cabe aos pais mudarem esse cenário.

    Estimule constantemente o aprendizado. Leia histórias, brinque com jogos de tabuleiro, incentive o convívio social. Todas essas atitudes são excelentes para o desenvolvimento da criança.

    10. Sirva de exemplo

    Você é o principal exemplo para o seu filho. Logo, é essencial que você tenha atitudes positivas para que ele também leve isso para a vida adulta.

    Mas lembre-se: isso não quer dizer que seus filhos serão uma cópia fiel sua. Eles irão se espelhar em você, mas, assim como qualquer ser humano, terão suas personalidades e agirão de forma totalmente independente.

    Você será o guia deles, mas entenda que eles precisarão cumprir suas próprias jornadas para se tornarem adultos melhores. Lembre-se disso!

    Fonte: institutocrispoli

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda