Dicas para reduzir o estresse no trabalho

  Quinta, 13 de junho de 2019

    Profissionais que atuam sob pressão estão mais suscetíveis a terem problemas relacionados ao estresse

    Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? A condição é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e também estressantes. A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho. 

    O problema é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

    Uma das formas de prevenir o burnout é evitando o estresse no trabalho, mas como isso é possível? A atenção plena pode ajudar você a manter a tranquilidade. 

    No carro... 

    Pelos primeiros 5 ou 10 minutos do seu tempo no carro, desligue o rádio e se concentre-se em como você se sente ao estar no carro em silêncio. Concentre sua atenção na experiência física de dirigir: a sua postura, o seu pé no pedal do acelerador, as mãos ao volante. Cada vez que você frear obedecendo aos sinais de trânsito ou parar no semáforo, pause e respire fundo. Por mais que isso aconteça no trânsito, também vai ajudar você no combate ao estresse no ambiente de trabalho!

    Você usa o transporte público para ir para o trabalho? Você também pode incorporar a atenção plena no translado para colocar em prática essas dicas de como reduzir o estresse no trabalho.

    Nikki Jankelowitz, co-fundadora da organização Centered Meditation, recomenda a respiração diafragmática. Coloque sua mão na barriga e respire profundamente, lentamente, sentindo seu diafragma subir e descer. “Esse exercício é tão rápido e fácil de fazer no caminho, e tudo que você precisa fazer são essas respirações lentas, profundas e tranquilas, sentir sua respiração subir e descer. Três a cinco minutos disso seriam suficientes para colocar seu corpo em no modo ‘reação de relaxamento’”, disse. 

    Na internet... 

    Talvez o seu trabalho exija que você navegue na internet. Esse comportamento automático nos impede de estar presentes no momento e entender nossos sentimentos. Em vez disso, acabamos acobertando nossos momentos de estresse ou falta de interesse com distrações para evitar lidar com essas emoções. Isso só piora as coisas: um estudo da Universidade do Texas concluiu que evitar emoções na verdade as torna ainda mais fortes.

    Então, abrir o Facebook quando você sente altos níveis de estresse pode parecer terapêutico no momento, mas a longo prazo, você está apenas multiplicando seu estresse no ambiente de trabalho.

    Mais dicas... 

    1- Evite comer na sua mesa de trabalho, na frente do computador ou no carro. Não tem como reduzir o estresse no trabalho se você não der uma arejada no ambiente. Encontre um lugar onde você possa se sentar confortavelmente e concentrar sua energia no almoço.

    2- Depois, dê uma acalmada e realmente saboreie a sua comida. A menos que você participe de competições profissionais de comer, não há necessidade alguma de terminar o prato em questão de minutos.

    3- Por fim, pare de comer quando sentir que já está com o estômago cheio. Escute o seu corpo e coma até sentir que comeu o suficiente.

    Fonte: Folha vitoria

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda