5 dicas para otimizar o se tempo no trabalho

  Quinta, 16 de maio de 2019

    Em um mundo cada vez mais conectado, conseguir otimizar o seu tempo no trabalho para alcançar uma maior eficiência e aumentar a produtividade é um dos maiores desafios dos profissionais na atualidade.

    Em um post recente, o diretor geral da empresa de recrutamento Robert Half, Fernando Mantovani, destaca que se ficar até mais tarde no trabalho já virou rotina, então talvez seja preciso adotar mudanças.

    Fonte: Computerworl

    “Talvez você esteja com problemas relacionados ao fluxo inadequado das atividades, a falta de profissionais que te auxiliem ou ao excesso de tempo dedicado a pausas ou questões pessoais”, afirma Fernando no texto em questão.

     

    Confira abaixo cinco dicas do especialista otimizar o seu tempo no expediente!

    1- Desligue-se das redes sociais - Não é necessário deletar suas contas, mas sim determinar períodos para consulta e tempo máximo de navegação. Há aplicativos que controlam nosso tempo de acesso e permanência nas redes sociais. Algumas pessoas, após baixá-los, descobrem onde está o seu maior ladrão de tempo.

    2- Defina mensagens instantâneas e e-mails que podem esperar - É difícil encontrar alguém capaz de não checar o celular a cada minuto. Essa prática é bastante comum com e-mails também. Se você está entre essas pessoas, sugiro que comece a filtrar o que precisa de resposta imediata e o que pode ser respondido em um momento mais tranquilo do dia.

    3- Organize o dia - Ao final de cada dia, tente rever todas as tarefas executadas e faça uma lista daquelas que pretende eliminar no dia seguinte. A ideia é que elas estejam dispostas por ordem de prioridade, com foco nas mais urgentes, importantes e estratégicas. Tentar executar várias ao mesmo tempo pode complicar a sua programação e qualidade das entregas.

    4- Mantenha a organização de mesa e documentos - Procure ter sobre a mesa apenas os itens importantes para a execução do seu trabalho e cuide para que os documentos físicos e virtuais estejam devidamente arquivados e em pastas de fácil identificação. Isso otimiza o tempo, caso precise buscar dados ou pedir para que alguém faça isso.

    5- Delegue e peça ajuda quando necessário - Não é melhor colaborador aquele que consegue entregar resultados tendo feito tudo sozinho. O mercado valoriza outras habilidades, como capacidade para delegar e trabalhar em equipe. Dessa forma, não tenha medo de reconhecer quando outro colega tem mais habilidade ou disponibilidade para determinada ação. Isso também vai ajudar a desenvolver sua humildade.

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