15 dicas para se organizar no trabalho

  Quinta, 04 de abril de 2019

    1 – Organize sua mesa de trabalho

    Manter sua mesa de trabalho organizada é fundamental para o bom andamento das atividades e tarefas do dia a dia. Uma mesa arrumada evitará distrações e, principalmente, que você perca tempo procurando papeis e documentos importantes para o seu trabalho.

    2 – Torne a organização um hábito

    Outra dica importante é deixar que a organização faça parte da sua rotina e acabe se tornando um costume constante. Para isso, procure guardar seus objetos de trabalho em seus devidos lugares assim que terminar de usá-los e, principalmente, deixar seu ambiente arrumado ao fim de cada expediente. Assim, na manhã seguinte, você não perderá tempo tentando ordenar a bagunça antes de iniciar suas atividades.

    3 – Diminua seus materiais

    Pode não parecer, mas essa é uma dica importante. Para ser mais organizado, procure reduzir a quantidade de materiais dispostos em sua mesa de trabalho e diminuir o número de papeis que aglomera durante o dia. Exemplo disso é substituir os documentos impressos por digitais, assim será mais fácil organizar sua papelada por datas, prazos etc.

    4 – Planeje suas atividades diárias

    Planejamento é uma palavra fundamental a qualquer profissional que busca adquirir o hábito da organização. Para isso, todo o dia busque administrar o seu tempo separando suas tarefas entre importantes, urgentes e circunstanciais. Isso evitará que você se perca em meio a tantas coisas a fazer e lide melhor com seus prazos e metas sabendo o que executar primeiro.

    5 – Tenha uma rotina diária

    Criar uma rotina diária é fundamental para, aos poucos, ir se tornando mais organizado com relação ao trabalho. Para isso você pode fazer uso de agendas ou bloco de notas e ir anotando cada tarefa para evitar se esquecer.

    Ao chegar a seu trabalho, por exemplo, responda seus emails, verifique compromissos e reuniões, e as atividades que precisará entregar ao longo do dia. Aos poucos, isso se tornará seu hábito e não precisará mais fazer uso destes utensílios.

    6 – Comece cedo

    Chegue uns minutos mais cedo na empresa para que o processo de organização não tome o tempo do seu trabalho e acabe prejudicando as suas atividades e entregas.

    7 – Priorize as atividades do dia

    Para uma melhor gestão do tempo, liste as suas atividades do dia e priorize aquelas de maior importância e que afetam diretamente a entrega dos resultados.  

    8 – Limite o tempo de cada tarefa

    Uma vez priorizadas as tarefas, limite o tempo de cada uma delas. Dessa forma, você saberá quais atividades demandarão mais tempo e como se programar para que todas sejam realizadas dentro do cronograma estipulado.

    8 – Evite distrações

    Redes sociais, conversas paralelas, uso de telefone e celular, pausas extensas para o lanche ou café, tudo isso influencia negativamente na produtividade e no final das contas, pode fazer muita diferença na entrega dos resultados.

    9 – Elimine o uso de papel

    Tente armazenar o máximo de informações no seu computador. Manter as informações no computador é uma maneira de evitar um grande número de papéis. Livre-se dos papéis que você não precise mais e que estão ocupando espaço. Procure digitaliza-los e armazenar no seu computador, de preferência em alguma plataforma que você possa acessar de qualquer lugar do mundo.

    10 – Faça reuniões apenas quando necessário

    As reuniões são fundamentais para que todos saibam o andamento das atividades, se existem problemas nos processos da empresa, para o alinhamento de ideias, etc. Porém, elas não devem ser realizadas com muita frequência, pois elas podem ser improdutivas e ocupar um tempo que deveria ser usado na realização das suas tarefas.

    11 – Delegue tarefas e responsabilidades

    Delegar tarefas é ótimo para validar seu colaborador. Isso mostra que você confia no trabalho dele. Além de ser motivador, você não fica tão sobrecarregado durante o dia.

    12 – Tenha tudo à mão

    Ter o que for essencial à mão é um dos segredos para manter a organização no ambiente de trabalho. Crie esse hábito!

    13 – Retire os materiais empilhados que não usa mais

    Elimine a bagunça que estiver empilhada e ocupando espaço, principalmente móveis que não são mais usados. Manter o ambiente limpo e organizado é estímulo para seu desempenho.

    14 – Ordem nos arquivos

    Manter os documentos em ordem, no lugar correto é cuidar para a qualidade do trabalho. Seja prático e rápido na busca de informações e documentos. Perder tempo em procurar papeis é perder concentração, perder o foco. Para que isso não aconteça, tenha as gavetas bem documentadas e dividas por pastas, tal como faz no computador.

    15- Eleja um lugar para guardar

    Sempre quando chegamos ao trabalho estamos com algo nas mãos, um papel, um objeto do trabalho ou pessoal. Habitue-se a não largar tudo em cima da mesa. Eleja um cantinho, uma gaveta ou caixa para guardar esses itens e depois vá organizando com calma.

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