12 dicas de como educar os filhos

  Tera, 26 de fevereiro de 2019

     

    Essas 12 dicas com certeza irão lhe ajudar a entender melhor como funciona esse processo de educação constante.

    1. Seja autoridade

    Os pais são as autoridades dentro de casa. É preciso se impor e mostrar para os pequenos que você sabe o que é melhor. Além disso, não deixe que outras pessoas tirem esse poder de suas mãos.

    É muito comum que avós, tios e até mesmo padrinhos tentem ter mais voz, apenas para agradar as crianças. Converse com eles e explique a importância de haver o respeito frente à sua autoridade diante da criança.

    2. Não desautorize o parceiro ou parceira

    Caso haja divergências em como educar os filhos, debatam isso sozinhos. É muito importante que tanto a mãe quanto o pai tenham o mesmo poder dentro da casa.

    Desautorizar o parceiro ou parceira na frente da criança acaba gerando a quebra do respeito que ela tem por ambos.

    3. Ensine a criança a cuidar das suas coisas

    Se sujou algo, limpe. Tirou do lugar, guarde. Essas são algumas das regrinhas que você precisa ensinar à criançada. Dessa forma, os pequenos irão criar responsabilidade não só pelas próprias coisas, mas também pelas dos outros.

    Explique que esses objetos têm um custo, e que caso eles estraguem eles não poderão ser repostos ou irão custar caro. As crianças precisam ter noção de que tudo o que é dela e dos outros precisa de cuidados.

    4. Não faça aquilo que você não quer que o seu filho imite

    Esse é um dos conselhos de como educar os filhos que os pais mais precisam colocar em prática. É comum que os adultos queiram que as crianças façam algo, quando nem eles fazem.

    É o famoso “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Esse é um grande erro. Você é um exemplo, por isso, só faça aquilo que deseja que os seus filhos também façam.

    5. Corrija, mas também elogie

    Corrigir atitudes erradas é essencial, mas elogiar as boas ações é tão importante quanto. Por isso, a quinta dica de como educar os filhos é sempre mostrar contentamento com as coisas positivas que eles fazem.

    6. Tenha uma rotina

    Essa é uma excelente forma de criar responsabilidade. Estabeleça tarefas a serem cumpridas durante o dia e ajude a criança a realizá-las. Com o tempo, vá aumentando a dificuldade e deixa que ela mesma realize as atividades.

    7. Não tenha medo dos seus filhos

    Toda criança vai chorar, fazer birra, gritar ou espernear em algum momento da sua vida. Mas você não deve ter medo desse tipo de situação. Tome uma atitude e se mantenha firme nela até o final, mesmo que a criança faça pressão com ataques do gênero.

    8. Não se abale com os olhares alheios

    Pode ter certeza que se você estiver em um lugar público e o seu filho começar a ter uma birra, ou até mesmo uma leve crise de choro, as pessoas vão te julgar.

    Não importa a sua atitude, sempre haverá alguém repreendendo. Por conta disso, não se deixe abalar. Assim como você se manterá firme na hora de corrigir a atitude da criança, mantenha a firmeza mesmo com olhares reprovadores.

    9. Saiba dizer “não”

    Dizer “não” é essencial no processo de como educar os filhos. Esses limites ensinam a criança que ela precisa de regras, e que suas atitudes têm consequências.

    Quando você deixa de dizer “não” para “poupar” a criança, estará criando um ser humano que não saberá lidar com negativas e frustrações.

    10. Comunique-se

    Fale com seus filhos, sobre tudo, mesmo aquelas perguntas indiscretas que todos os pais terão que responder. Claro que você precisa adaptar sua linguagem para a mentalidade da criança, mas o importante é falar.

    A comunicação é a chave para que o pequeno confie em você, e te procure sempre que tiver alguma dúvida ou problema.

    11. Força apenas da voz

    Já foi comprovado que as palmadas não são eficazes. Um tom de voz firme e uma postura de autoridade já são suficientes para mostrar que a criança precisa obedecer.

    12. Sempre demonstre o seu amor

    O amor é fundamental para qualquer relacionamento familiar. Por isso, demonstre-o ao máximo. Diga eu te amo, dê um abraço de bom dia sempre que seu filho acordar, um beijo de boa noite na hora de dormir. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença na educação.

    Conclusão

    Todas essas dicas irão te ajudar no processo de como educar os filhos. Lembre-se: elas não são fórmulas secretas, até porque elas não existem, mas são pequenas atitudes que mudarão o seu modo de lidar com as crianças.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda