5 dicas para ser uma colega de trabalho melhor

  Quinta, 17 de janeiro de 2019

    Dividir uma caixa de bombons e pedir feedbacks: saiba como construir uma conexão mais forte com seus colegas.

    Vocês fazem tudo juntos: enfrentam a lentidão matinal, almoçam, superam obstáculos, comemoram conquistas e até dividem um bolinho de aniversário de vez em quando. Poderíamos estar falando de seus amigos ou familiares, mas, na verdade, estamos nos referindo aos seus colegas de trabalho.

    Se você trabalha em uma empresa, é inevitável passar muitas horas do seu dia dividindo um espaço com completos estranhos. Isso, porém, pode se tornar muito mais agradável se você se esforçar para estabelecer conexões e for uma colega de trabalho competente e prestativa. Veja cinco dicas para construir uma boa relação e ser bem vista entre seus colegas e superiores:

    1. Elimine atitudes que não dizem respeito ao trabalho

     

    Talvez você trabalhe em uma empresa mais moderna e tenha liberdade para se vestir como quiser ou fazer seu próprio horário. Porém, por mais antenada que a companhia seja, ela ainda se trata de um local de trabalho, e você deve ter cuidado com atitudes que não estão relacionadas às suas tarefas.

    Mesmo que o uso do celular ou das redes sociais seja permitido, por exemplo, você pode causar uma má impressão diante dos colegas e superiores ao passar muito tempo conversando ao telefone, mandando mensagens no WhatsApp ou vendo vídeos de gatinhos no Facebook.

    Da mesma forma, compartilhar informações muito pessoais, como contar todos os detalhes sobre seus encontros com os crushs, pode lhe causar problemas. Aliás, isso pode acontecer mesmo de uma forma não verbal, por isso é mais seguro evitar aparecer para trabalhar toda descabelada ou com a mesma roupa do dia anterior.

     

    2. Tente melhorar a qualidade das conversas com os colegas

    Elogiar a nova marca de café da empresa ou comentar sobre a chuva que não dá trégua são excelentes formas de iniciar uma conversa, mas é necessário fazer mais do que isso para realmente criar uma conexão. Por isso, é importante se mostrar interessada em saber como foi a festinha da filha da sua colega e, se possível, ver algumas fotos caso ela queira te mostrar.

    Porém, para manter as coisas em um nível mais profissional, tome a iniciativa de procurar seus colegas para debater assuntos relacionados ao trabalho, como a opinião deles sobre uma apresentação que você tenha feito – e realmente leve o feedback deles em consideração.

    3. Saiba quando você deve ser mais humana

    Manter uma postura profissional não significa evitar qualquer tipo de laço pessoal com as outras pessoas, ainda mais dentro da cultura brasileira, que preza pela abertura e receptividade. Por isso, você pode mostrar um pouco do seu lado humano participando dos almoços da equipe, inteirando a vaquinha para comprar um bolo para o aniversariante do dia ou levando uma caixa de bombons para dividir com os colegas de vez em quando.

    Além disso, não se esqueça de expressar claramente sua gratidão quando algum colega te ajudar de alguma forma, mesmo que, na verdade, aquilo seja uma obrigação dele.

    4. Dê os créditos ao verdadeiro dono de uma ideia bem-sucedida

     

    O mundo corporativo é cheio de disputas e competitividade, mas isso não significa que você possa se apropriar da ideia de outra pessoa para se dar bem – além de ser uma falta de ética enorme, você pode acabar sendo desmascarada no futuro.

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    Por isso, sempre dê os créditos para o colega que te ajudou a elaborar um projeto ou que mostrou um caminho pode onde você poderia buscar uma solução. Ao fazer isso, você mostra que tem tanta confiança na sua capacidade que você não precisa esconder que recebeu a colaboração de outras pessoas, além de reforçar suas conexões.

    5. Compartilhe seus conhecimentos

    Seu colega está batendo a cabeça com um problema que você sabe como resolver? Então pergunte se ele precisa de ajuda e, em caso positivo, dê algumas sugestões de como ele pode proceder. Se ele for uma pessoa legal, fará questão de te agradecer e te dar os créditos pelas dicas (assim como falamos acima).

    Seus conhecimentos, aliás, podem ser usados mesmo em situações que não dizem respeito ao trabalho diretamente. Por exemplo, se sua colega estiver em busca de um dentista e você conhece um profissional maravilhoso que ainda atende pelo plano da empresa, faça a indicação. Além de ajudar os dois, você vai criar uma conexão mais forte com a sua colega.

    Afinal, já que passamos tantas horas do nosso dia no trabalho, a melhor coisa a fazer é torná-lo um ambiente agradável no qual você esteja cercada por pessoas que confiam em você. Não é necessário se tornar íntima de todos os seus colegas, mas criar relações mais fortes ajudará seu caminho dentro da empresa e fora dela também.

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