10 conselhos para criar um filho sozinha com sucesso

  Tera, 15 de janeiro de 2019

    Educadores, pediatras, psicólogas e outras mães solteiras falam sobre atitudes que podem ajudar na hora de educar uma criança sozinha.

    1. Quanto mais tranquila você estiver com a situação, mais segurança passará para o seu filho. Também ficará mais claro como tratar as situações conflitantes. Logo, a primeira atitude a tomar é ficar bem, mesmo que precise procurar auxílio psicológico. Sentimentos como tristeza, solidão e abandono podem até parecer justificados. Mas interferem negativamente na criação de uma criança e precisam ser resolvidos.
     
    2. Você decidiu ter um filho sozinha, mas não precisa ficar solitária. Nos primeiros dias com o bebê em casa, por exemplo, peça ajuda. Pode ser uma boa ter alguém mais íntimo por ali para dividir as tarefas do bebê, dar banho, acordar a noite, quando ele chora, e deixar um tempo para você descansar.
     
    3. Mais do que nunca, é necessário ter bons funcionários quando possível. Uma babá de confiança para você voltar ao trabalho, uma empregada que saiba manter a rotina de casa, alguém que possa ficar com o seu filho, quando você tiver uma reunião até tarde. A sensação de contar com a ajuda a deixará mais tranquila.
     
    4. Ninguém tem condições de criar uma criança sozinho, de saciar todas as necessidades de um filho. E isso não a desqualifica como mãe. Deixe seu bebê criar vínculos afetivos com outras pessoas. Isso será importante para ele descobrir outros tipos de amor, outros modos de se relacionar. Isso enriquecerá muito o seu desenvolvimento.
     
    5. Um dos vínculos afetivos mais importantes que seu filho deve ter é com os homens da sua vida: avós, tios, primos, amigos. Incentive esses relacionamentos, pois é baseado neles que a criança começará a formar suas referências masculinas e construir sua personalidade, observando vários pontos de vista.
     
    6. Invista no relacionamento com os seus próprios pais se for viável. Como parentes mais próximos, os avós irão ajudar muito na criação dessa criança. Dependendo de como é sua convivência com eles, a ajuda pode ser tanto estrutural – como buscar o bebê no berçário em casos de emergência – quanto emocional, dando colo quando você e o pequeno precisarem.
     
    7. Não se sinta afrontada quando a criança perguntar sobre o pai. Saber e entender a própria história é um direito dela. Omissão e mentira constroem fantasmas que podem prejudicar no desenvolvimento da personalidade do seu filho. Fale a verdade em uma linguagem apropriada e respeite o tempo que ele precisa para assimilar a realidade.
     
    8. No caso de uma separação, se o pai quer se relacionar com o filho, não bloqueie esse contato. A lei e os especialistas indicam que apenas em casos extremos, como violência, pedofilia ou similares, é que existe uma contraindicação. Do contrário, mesmo que você não concorde com as atitudes do seu ex-companheiro, o convívio dele com a criança é válido, até para que, no futuro, ela tenha suas próprias opiniões sobre o pai.
     
    9. As equipes do berçário e da escola devem saber a verdade sobre a situação da família e se transformar em parceiros. É nesses locais que a criança iniciará sua vida social e, provavelmente, onde começará a fazer comparações e questionar a ausência do pai. Combine com eles sobre como agir em determinadas ocasiões. Um bom professor, por exemplo, sabe que hoje em dia montar uma árvore genealógica pode exigir criatividade e flexibilidade, dependendo do modelo familiar.
     
    10. Vai ter festinha do Dia dos Pais no berçário ou na escola? Quando a criança começar a entender do que se trata, deixe-a livre para escolher se quer participar e quem gostaria de chamar. Algumas elegem o avô, por exemplo, como “pai alternativo” e confeccionam os presentes para ele.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda