O secretário municipal Adonel Júnior, celebra mais uma vitória na saúde – a retirada do alvará sanitário do HNAS, após 13 anos de espera. O documento é primordial para celebração de convênios e investimentos em equipamentos para a unidade.
De acordo com Adonel, essa vitória é reflexo das diversas melhorias que estão sendo implementadas no hospital. “São pequenos passos que estamos dando, tendo em vista que o Nair foi repassado para o município com diversos problemas e estamos organizando. Às vezes a população não entende o que é pegar um hospital desse porte e bancar todas as ações com o recurso municipal; são cerca de R$ 5 milhões mês que tem inclusive afetado a economia do município. Agora, com esse alvará que conseguimos tirar, após 13 anos, teremos a possibilidade de novos convênios e investimentos”, diz Adonel.
As melhorias iniciaram em 2021 e uma dos principais avanços foi a aquisição do arco cirúrgico, junto ao Governo do Estado, agilizando as cirurgias e reduzindo consideravelmente o tempo de espera dos pacientes. Diante da nova realidade, houve um aumento significativo, passando a realizar 11 cirurgias em uma única tarde; onde sem o equipamento acontecia em torno de cinco a seis cirurgias diárias.
A implantação do Setor de Regulação também foi um marco na unidade hospitalar, visando agilizar o serviço de transferência dos pacientes, com uma equipe responsável em atualizar e alimentar o sistema.
Outro grande avanço foi a implantação do Setor de Vacinação na Maternidade, que conta com uma vacinadora para garantir a imunização de todos os recém-nascidos, dessa forma os bebês já saem do hospital devidamente vacinados.
Para prestar um melhor serviço e corrigir as falhas, foi instalada a Ouvidoria, onde todas as informações colhidas são analisadas.
Além desses novos serviços, o mobiliário está sendo revitalizado, com a troca de estofados, pintura e recuperação de equipamentos, troca de ar-condicionados por splits, aquisição de máquinas de lavar e centrífugas para a lavanderia, com a finalidade de otimizar o serviço e as demandas do setor.
Ele reforça, que além dos investimentos na área física, há ainda a capacitação constante da equipe.