Carranca Boat promoverá o 1ª festival de remo para pessoas que tiveram câncer de mama do Nordeste

  Quarta, 25 de julho de 2018
  ASCOM/ Diocese PA    |      

    A equipe pauloafonsina de remo Carranca Boat, se destacou no litoral paulista ano passado, na primeira regata da América do Sul voltada para mulheres com câncer de mama.

    Segundo Cesare Decarli, que está à frente da equipe há cinco anos, em dezembro, Paulo Afonso promoverá o 1º festival de remo para pessoas que tiveram câncer de mama do Nordeste.

    “Eu fui convidado por uma associação internacional que estuda os efeitos desse esporte na recuperação de pacientes para realizar um festival aqui em Paulo Afonso que envolvesse o Nordeste do Brasil, que deverá acontecer na primeira semana de dezembro”, confirmou Cesare.

    O projeto que tem parceria com a diocese de Paulo Afonso, já atendeu jovens carentes da periferia  e hoje continua promovendo cidadania através do esporte.

    Para muitas mulheres que são atendidas no Instituto Vencendo o Câncer [Ivecan] de Paulo Afonso, que hoje praticam o esporte, além do comodismo foi preciso vencer o medo: ″Nós tivemos câncer de mama e lutamos todos os dias pela vida. O que nos mata é a não reação, por isso o remo não me devolveu apenas a saúde, eu era sedentária e fui forçada a mudar hábitos e hoje sou outra, transformada″, revela uma das pacientes ainda em tratamento, em reunião com a equipe.

    Contudo, é importante frisar que muitas mulheres preferem manter-se em silêncio. Por medo, receio ou vergonha, o fato que é o esporte poderia estar ajudando uma fatia bem maior de pessoas que tiveram câncer de mama.

    “Antes de a mulher chegar para o treinamento, obviamente ela passa por uma série de exames, e vem após o médico indicar; pelo número de pacientes que têm a doença e começa aos poucos de acordo com a situação dela”, explicou Benilton, presidente da associação Carranca Boat.

    A prainha Ayrton Senna é o espaço ideal para o remo

    Com menos vento, porém, sem estrutura, a prainha Ayrton Senna, no bairro Centenário, é hoje a casa do remo em Paulo Afonso. Na equipe do Carranca são seis barcos, que comportam até vinte pessoas. De acordo com as previsões de Cesare, Paulo Afonso já poderia incluir o esporte na grade curricular das escolas públicas, pois há um bom número de professores.

    “Nós já temos pelo menos vinte professores, é claro que para fazer parte da grade curricular das escolas públicas deve-se investir mais na estrutura  e na preparação deles, mas é uma luta nossa que gostamos do esporte aquático e sabemos do potencial que Paulo Afonso tem.”

    Nesta terça 24, saíram três barcos com alunos do colégio Montessori, os estudantes deram uma volta no rio e aproveitaram a paisagem.

    “Nós já trouxemos muitos estudantes aqui, de escolas públicas e particulares e não se trata apenas de remar, mas de conhecer o rio, do cuidado que se deve ter com ele, da proteção ao meio ambiente, enfim, de uma série de aprendizado que vai além do esporte”, completou Benilton.

    O Carranca Boat faz treinamentos pelo menos duas vezes por semana, durante o dia e, às vezes, à noite.  A pessoa que queira se associar deve contribuir com 10 reais por mês e procurá-los lá mesmo na prainha.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda