Mais uma universidade do Nordeste aprova o Bônus Regional

  Quinta, 07 de outubro de 2021
  ASCOM UESP    |      
Mais uma universidade do Nordeste aprova o Bônus Regional

    Ingressar na Universidade é o sonho e a necessidade de muitos estudantes. Mas, muitas vezes, a falta de incentivo ou de políticas afirmativas dificulta ou leva à desistência, diante da dificuldade no processo seletivo. Com essa preocupação, foi que a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina – UESP, solicitou, em julho deste ano, o aumento de cotas de 50% para 60% para estudantes de escola pública e o bônus regional de 15% à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Sistemas que já estão em vigor ou em fase de aprovação em muitas localidades do Brasil.

    Como é o caso da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que na última sexta-feira (24) aprovou em 10% a Bonificação Estadual na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, para pessoas que moram e estudam na Paraíba. Com o objetivo de reduzir as desigualdades, colaborando para um acesso mais justo e amplo desses estudantes, pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU, a cursos de graduação da UFPB, tanto presenciais como a distância.

    Uma demanda e conquista da sociedade paraibana, a Bonificação Estadual representa mais oportunidades de desenvolvimento da Paraíba. Parlamentares, pais, estudantes e professores solicitaram esta ação, que foi prontamente conduzida pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

    É, portanto, mais uma universidade no Nordeste que se mobiliza em torno da oferta regional de oportunidades educacionais. Que se faz muito mais necessária, inclusive nesse cenário de crise econômica, onde os estudantes mais pobres já se encontram prejudicados financeiramente, e em função do ensino remoto, que foi menos efetivo para essa parcela dos estudantes. Além de ir contra os retrocessos que promove o governo Bolsonaro, pela sua falta de compromisso com a educação e com a democratização do ensino.

    E para que haja essa transformação, fundamental é fortalecer o movimento em defesa do Bônus Regional como política reparadora e inclusiva também para todos os campi da UNIVASF. Pois não basta apenas levar as universidades para o interior, é preciso oferecer melhorias para os estudantes dessas localidades, através de uma política que democratize o acesso a todos os cursos do ensino superior. Combater a evasão, favorecer a inclusão de estudantes locais, é fazer justiça social.

    No nordeste, outras realidades já beneficiam estudantes com o bônus regional, que, através do Sistema Integrado de Seleção Unificada – SISU, acrescenta uma porcentagem na nota final do ENEM, para estudantes de escolas públicas da região na qual a instituição é sediada. A adoção acontece pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade de Pernambuco – UPE, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE (10%); Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (20%); Universidade Federal de Alagoas – UFAL (10%); Instituto Federal do Ceará – IFCE (20%); Universidade Federal do Maranhão (20%).

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda