Academia de Letras de Paulo Afonso realiza eleições da Diretoria no dia 24 de setembro na Câmara Municipal

  Segunda, 13 de setembro de 2021
  Folha sertaneja    |      
Academia de Letras de Paulo Afonso realiza eleições da Diretoria no dia 24 de setembro na Câmara Municipal

    A ALPA 

    A Academia de Letras de Paulo Afonso foi fundada em 20 de Novembro de 2005 com as seguintes finalidades:

    I – Cultivar e incentivar o hábito da leitura e o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas estadual e nacional;

    II – Realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o meio intelectual local e o mundo contemporâneo;

    III – Buscar o congraçamento e a maior aproximação entre os representantes da cultura local, regional, estadual e nacional:

    IV – Valorizar e preservar a história e a memória da região amparando as manifestações da mesma natureza, inclusive nas áreas das ciências, das artes e da Geografia.

    V – Contribuir para a propagação da arte literária na região da cidade de Paulo Afonso através de seminários, palestras, eventos culturais literários, simpósios e lançamentos de obras literárias. 

    Todos os membros da Academia de Letras de Paulo Afonso têm trabalhos acadêmicos, literários ou científicos e participado da vida e desenvolvimento cultural do município.

    Os seus nomes são indicados à diretoria da ALPA por outros membros e, se aprovados, são levados para a votação da Assembleia Geral dos membros da ALPA.

    Os membros fundadores foram empossados em solenidade realizada no Memorial Chesf de Paulo Afonso no dia 21 de outubro de 2006.

    Pelo atual Estatuto da ALPA o seu quadro de 40 membros está completo. 

    ELEIÇÕES DA ALPA/2021 

    A diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA - aprovou o Edital das Eleições da sua nova diretoria para o biênio 2021/2023.

    A eleição será realizada, de forma presencial, no dia 24 de setembro de 2021 nas instalações da Câmara Municipal de Paulo Afonso, gentilmente cedidas pelo seu presidente, Vereador Pedro Macário Neto.

    A atual diretoria da ALPA foi eleita no final de setembro de 2019 e empossada em 11 de outubro daquele ano, ficando assim constituída:

    Presidente - Antônio Galdino da Silva

    Vice-Presidente – Maria Gorette Moreira

    Secretária Geral – Jovelina Maria Ramalho da Silva

    2º Secretário – Maciel Teixeira Lima

    1ª Tesoureira – Maria do Socorro Araújo Nascimento

    2º Tesoureiro – Luiz José da Silva

    O Estatuto da ALPA define que os membros de uma diretoria podem ser reeleitos para o mesmo cargo apenas até dois mandatos consecutivos, podendo voltar aos mesmos cargos depois do interstício de um mandato. A eleição dos membros da diretoria é feita pelos votos da maioria simples dos membros votantes da ALPA.

    Pelo Estatuto da ALPA, só poderão votar e serem votados os membros fundadores e efetivos, se estiverem aptos a votar, conforme o Artigo 2º, parágrafos 7, 8 e 9 e ainda o Artigo 6º deste Estatuto.  

    O atual presidente da ALPA, Antônio Galdino da Silva, que foi eleito para este cargo em 2017 e reeleito em 2019, não pode ser reconduzido ao mesmo cargo nestas eleições.

    Os membros Maria do Socorro Araújo Lima e Jovelina Maria Ramalho da Silva, embora fizessem parte da diretoria eleita em 2017, ocuparam cargos diferentes na diretoria eleita em 2019, podendo assim, se for o caso, serem reeleitos para os mesmos cargos ou eleitos para outros cargos, assim como os diretores Maria Gorette Moreira, Maciel Teixeira Lima e Luiz José da Silva, estes eleitos apenas uma vez.

    A ALPA possui em seu quadro 40 membros, sendo 13 membros fundadores, 15 membros efetivos, 12 membros correspondentes e mais um membro honorário que é título de homenagem da ALPA.

    Os membros fundadores são pauloafonsinos de nascimento ou adoção (reconhecidos com Cidadãos de Paulo Afonso pela Câmara Municipal) ou moradores de Paulo Afonso por longo período. Os fundadores da ALPA são os patronos de suas cadeiras.

    Os membros efetivos, assim como os fundadores, são também pauloafonsinos de nascimento ou adoção (reconhecidos como Cidadãos de Paulo Afonso pela Câmara Municipal) ou moradores de Paulo Afonso por longo período.  

    Os membros correspondentes são pauloafonsinos, de nascimento, adoção ou moradores de Paulo Afonso por um longo tempo, mas moram em outros municípios, estados ou outros países.

    Os membros efetivos e correspondentes têm como patronos de suas cadeiras escritores baianos e nordestinos.

    Conforme Edital já encaminhado a todos os membros da ALPA, por Whatsapp e por E-mail, a eleição da nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso será realizada na seguinte data, horário e local:

    Eleição da diretoria da ALPA para o biênio 2021/2023

    Forma da eleição: - presencial

    Data – 24 de setembro de 2021

    Horário – Das 9 às 17 horas

    Local – Câmara Municipal de Paulo Afonso

    É o que informa o presidente da ALPA, Professor e escritor Antônio Galdino da Silva.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda