Primeiro homem trans operado no Brasil morre em Niterói aos 68 anos

  Segunda, 29 de outubro de 2018
  G1    |      
Primeiro homem trans operado no Brasil morre em Niterói aos 68 anos

    João W. Nery lutava contra um câncer há mais de um ano. Ele fez cirurgia de redesignação de gênero na década de 70, quando procedimento ainda era proibido.

    Será enterrado neste sábado (27) no Rio o corpo de João W. Nery, o primeiro homem transgênero a ser operado no Brasil. Ele tinha 68 anos e lutava desde o ano passado contra um câncer.

    João Nery morreu na sexta-feira (26) no Complexo Hospitalar de Niterói, onde estava internado em tratamento contra um câncer de pulmão.

    Em suas redes sociais, ele relatava como era a luta contra a doença. No começo de outubro, ele contou em sua página o que o levou a desenvolver a doença. “O meu câncer começou nos pulmões devido aos cigarros, não tem nada a ver com os hormônios”. Dez dias antes de morrer, compartilhou estar se sentindo melhor. “A respiração (princípio da vida) está mais tranquila”, disse.

    “Ele estava se tratando desde o ano passado. Era um enfisema pulmonar, que acabou se transformando em câncer de pulmão e, depois, sofreu metástase”, contou o amigo Jordhan Lessa, de 51 anos, que diz ter se reconhecido trans a partir da luta de Nery.

    Em 2011, Nery lançou o livro "Viagem Solitária", no qual conta sua trajetória em busca da redesignação sexual. Nascido com o gênero feminino, se reconheceu como homem e lutou, num contexto de intensa repressão no país, para poder assumir sua identidade.

    Em 1977, João Nery fez a cirurgia para retirada dos seios. Naquele tempo, tal procedimento era proibido e os cirurgiões eram processados por fazê-lo. Ele chegou a trocar os documentos de maneira ilegal, também.

    “Eu disse que ele jamais morreria, porque a gente não é só um corpo. A gente deixa um legado, e o dele é imenso”, destacou o amigo Lessa.

    Nery foi uma das pessoas que inspiraram a dramaturga Glória Perez na construção do personagem Ivan, que foi interpretado pela atriz Carol Duarte, na novela "A Força do Querer", da Globo. Foi o primeiro personagem homem trans da teledramaturgia brasileira.

    Por sua atuação militante, Nery foi homenageado e teve o trabalho reconhecido diversas vezes por coletivos trans e LGBT. Ele chegou a dar nome ao PL 5002/2013 – a Lei de Identidade de Gênero, de Jean Wyllys (PSOL) e Érika Kokay (PT), que visa a garantir, dentre outros direitos, que pessoas trans possam fazer a retificação de documentos e sejam respeitadas de acordo com a sua identidade de gênero somente com a autodeterminação. Esse projeto ainda não foi votado pelo Congresso.

    Em nota, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual lamentou a morte de João Nery. “Em nome de a toda equipe, desejamos conforto para familiares e amigos”, destacou o comunicado.

    O funeral de João Nery acontece no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio. O velório está previsto para começar às 13h, e o enterro às 16h.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda