Catequese: “Estamos colocando sal numa comida já temperada”, diz dom Guido

  Segunda, 15 de outubro de 2018
  Diocese de Paulo Afonso    |      
Catequese: “Estamos colocando sal numa comida já temperada”, diz dom Guido

    No sábado 13, o bispo dom Guido Zendron retomou a Visita Pastoral que faz à paróquia de São João Batista em Jeremoabo; o primeiro compromisso foi um encontro com os catequistas das comunidades rurais no Centro Pastoral.

    Dom Guido chegou com o Padre Ramos e foi acolhido com pelas irmãs de Copiosa Redenção que também o acompanha nas visitas pelas comunidades e órgãos públicos.

    Preocupado, o bispo explicou que a questão que se coloca para quem vai catequizar não é, em primeiro lugar, o conteúdo, mas o querigma, “o que desperta a fé não é a catequese, mas o anúncio, ‘a quem vocês estão procurando?’, pergunta Jesus, e Ele não diz que é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, mas ‘Vinde e vede’, então o primeiro impacto é o que revela interesse, o grande problema hoje é justamente esse interesse com o qual vivemos.”

    Em seguida dom Guido deu exemplos de como os jovens “gritam” com a realidade na qual estão inseridos, a igreja escuta, tenta corresponder, mas presa a esquemas já bastante ultrapassados, acaba falhando e o que sobra para essa falta de sintonia é o que o mundo oferece:

    “Quantas vezes nós diante das dificuldades paramos?, principalmente dentro da igreja? Mas a situação que estamos vivendo nos diz alguma coisa; aumenta de modo espantoso o número de suicídio entre os jovens, e o número de jovens que frequentam as igrejas?, por isso o grande problema hoje não é espalhar a palavra de Deus, mas se o que estamos propondo ajuda a viver”.

    Nas comunidades, por seu turno, segundo os catequistas, há muita dificuldade porque as famílias quase sempre não acompanham os pequenos. “Mas é preciso estar próximo, fazer primeiro amizade com as famílias também”, respondeu o bispo.

    Dom Guido finalizou esse primeiro encontro, neste domingo 14, acontece também com os catequistas das comunidades urbanas, ressaltando que as provocações são principalmente para os clérigos:

    “Para muitos jovens o mais ou menos não vale mais, eles preferem propostas mais radicais.Viver com Jesus me dá um plenitude que ninguém me tira, não pode ser um momento, mas uma atitude de vida”.

    Nós não podemos, segue dom Guido, “viver a nossa fé esquecendo o colégio, as famílias, o lazer, sem valorizar a juventude; estamos colocando sal numa comida já temperada, brigando entre nós e a vida acontecendo lá fora.”

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda