Projeto pioneiro na produção de leite em Paulo Afonso

  Sexta, 20 de novembro de 2020
  redação Site PauloAfonsoTem    |      



    O Site Pauloafonsotem foi convidado para assistir a implantação de um projeto pioneiro em Paulo Afonso: a implantação de embriões em vacas leiteiras.

    O projeto é uma parceria entre SEBRAE, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso (através da Secretaria de Agricultura), Banco do Nordeste e Codevasf.
    Através do SEBRAETEC um grupo de produtores de leite de Paulo Afonso aderiu ao FIV (Fertilização In Vitro), onde o SEBRAE arca com 70% do valor e o produtor com apenas 30%. Ao aderir ao programa eles adquiriram 3 prenhezes de 3 vacas, mas como todo processo de gestação pode acontecer percalços, são inseminadas para cada prenhez 3 animais, na expectativa de que a cada 3 inseminadas, no mínimo uma seja positiva.

    Caso todas as vacas tenham êxito no processo o produtor sai no lucro, pois comprou 3 prenhezes mas sendo 9 vacas inseminadas, pode ganhar 9 prenhezes.

    Esses embriões são fruto de vacas com altíssima produção de leite e de touros também com excelente genética. A fecundação é feita em laboratório, e é feito um trabalho de sexagem para que de 70 a 80% dos filhotes sejam fêmeas. Tudo focado na melhoria do gado leiteiro.

    O Projeto Mais Leite da Secretaria de Agricultura de Paulo Afonso, já aplicou várias ações, entre elas disponibilizar a palma forrageira para os animais, fez parceria com a Betânia, perfuraram poços e faz inseminação artificial para melhoria do gado. Com isso conseguiram elevar a produção de leite diária de 4 mil para 20 mil litros de leite.

    Fazem parte do projeto PRODETER do Banco do Nordeste 30 produtores, dos quais 14 estão participando do SEBRAETEC FIV (Fertilização In Vitro).

    Acompanharam o processo de implantação dos embriões: João Bosco Loyola Filho, agente de desenvolvimento do BNB,  Eruska Nunes, analista de desenvolvimento regional médica veterinária técnica da CODEVASF,  Jandirson Campos Torres, Secretário de agricultura de Paulo Afonso, Ivelize Gomes produtora de leite atendida pelo Projeto Mais Leite e pelo PRODETER,   Augusto Souza,  médico veterinário consultor do Sebrae,  Alvanio médico veterinário técnico da prefeitura,  Mateus técnico agrícola da Prefeitura de Jeremoabo e Simonia do Site Pauloafonsotem.

    "Queremos aumentar a produção de leite para 100 mil litros diários, fomentar a economia em cima do leite e seus derivados, beneficiando todos os envolvidos na cadeia de produção e transformar Paulo Afonso numa grande bacia leiteira do país", disse Jandirson Secretário de Agricultura de Paulo Afonso.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda