Loja Milenium e Fleuri formam grupo para crescimento estratégico.

  Quarta, 09 de setembro de 2020
  Redação Site PauloAfonsoTem    |      

    O Site Pauloafonsotem entrevistou Maciel Teixeira da Loja Milenium, a respeito de algumas mudanças que a loja está implantando.

    Segue a entrevista abaixo:

    SITE PATEM - A Loja Milenium está se adaptando ao novo normal, diante disso está fazendo uma mudança estratégica de atuação no mercado. Qual proposta a Milenium está trazendo para o novo mercado???

    MACIEL - Estamos nos adaptando ao novo normal, trazendo uma loja mais enxuta, uma loja menor, mas muito aconchegante, onde o cliente vai ter o mesmo atendimento. Esse novo mercado exige que nós saiamos da nossa loja e que possamos estar na casa do cliente. Esse espaço físico hoje ele é importante, mas não tanto quanto antes. Hoje o mercado pede espaços menores e ampliação nas vendas on-line, então estamos justamente nos adaptando a isso, com redução de custos no espaço físico e aumentando o nosso investimento no e-commerce, nas vendas virtuais.

     

    SITE PATEM - A Loja Milenium já atuava de forma forte nas vendas pela internet. O que vai mudar agora? Fala um pouco sobre isso.

    MACIEL - Nós atuavamos e estamos atuando nas redes sociais, hoje mais de 32% das nossas vendas são feitas pelo Instagram. Agora com a entrada no e-commerce vamos ampliar. Queremos chegar a 50% das vendas através do on-line até 2021. Então para isso aumentamos o nosso estoque e vamos dividir em 2: um estoque para as vendas da loja física e um estoque para as vendas pelas redes sociais e pelo e-commerce, para que possamos gerenciar melhor essas duas lojas. Nós teremos o varejo físico e o varejo virtual, e esses estoques separados vão favorecer também uma melhor administração nessa questão de como mensurar essas vendas.

     

    SITE PATEM - Agora a Loja Milenium e a Loja Fleuri estão juntas, no mesmo endereço, mas são independentes.

    MACIEL - Esse espaço que estamos reduzindo no físico, nós estamos criando, eu e minha irmã Fleuri, um grupo, e com isso estamos fortalecendo o poder de barganha de compra, a diminuição de custos, estamos favorecendo também uma melhor organização na questão do financeiro, por exemplo. Melhora questões do financeiro na diminuição de despesas, nas compras quando a gente for comprar por exemplo, nós vamos comprar como um grupo, então vamos barganhar preço, prazo, descontos, brindes, vamos barganhar também condição diferenciada de negociação, porque um grupo compra mais. As duas lojas comprando juntas, teremos aí um poder de barganha maior e um poder de negociação também maior. Então o intuito de juntarmos as empresas é para formar um grupo, mas cada um administra sua empresa. Fleuri e Milenium, formam agora o Grupo Lima Rocha, mas cada uma tem o seu administrador e sua loja, com a sua cultura organizacional, com seu atendimento, como já vem no mercado há mais de 2 décadas. O que vai fortalecer internamente é  a ação enquanto grupo, mas cada um vai administrar sua empresa, como vem administrando. Nós não estamos nos juntando como portas abertas. Estamos nos juntando como grupo. Nossos clientes continuarão com o mesmo atendimento, só que agora vamos ampliar esse atendimento virtual.

     

    SITE PATEM - Quais as estratégias para o crescimento de atuação nas vendas pela internet?

    MACIEL - Estamos criando redes, estamos contratando dois atendentes só para o virtual. Esses dois atendentes não vão atender no varejo físico, só no virtual, porque temos clientes também em cidades vizinhas, como Jeremoabo, Água Branca, Delmiro Gouveia, Petrolândia e Santa Brígida, que são os clientes que mais compram aqui pelas nossas redes sociais hoje, depois de Paulo Afonso claro. Nós temos uma parceria, de mandar pelas vans os produtos que eles compram, e temos também uma parceria com as vans, onde a gente paga um custo mais baixo e o cliente lá na cidade dele, quando a van chega, ou ele pega o produto na van ou o motorista leva na casa do cliente. Queremos ampliar e vender não só pelo Instagram mas também pelo e-commerce para essas cidades vizinhas e queremos vender para o mundo.

     

    SITE PAULOAFONSOTEM - Quais as principais mudanças que você observa no mercado pós pandemia?

    MACIEL - Então, a principal pergunta que todos se fazem é: onde está o nosso cliente? O cliente está na casa dele. O cliente não vai deixar de vir a loja lógico, porque nada substitui o olhar, o toque, o tocar no produto, se olhar no espelho, o sentir a textura da roupa, conversar um pouquinho sobre a tendência da estação, você vir na loja física e tomar um café, falar um pouquinho sobre o mercado, sobre as coisas da vida... isso é o contato humano... nada substitui isso... estamos unindo o espaço mais aconchegante e menor, com a ampliação do Mercado Virtual, pois hoje a loja física que não estiver conectada com o virtual, com o e-commerce, com o varejo online, dificilmente ela irá se manter no mercado. Nós já fazemos isso pelo Instagram e agora vamos ampliar para o e-commerce.

     

    SITE PAULOAFONSOTEM - A Milenium foi a pioneira no e-commerce em Paulo Afonso. Como começou?

    MACIEL - Em 2016 nós criamos o nosso e-commerce. Fomos a 1ª loja de confecções aqui em Paulo Afonso a criar o e-commerce, mas devido ao estoque não deu muito certo. Agora estamos nos organizando para criar esses dois estoques, o estoque físico e o estoque virtual, para que possamos gerenciar melhor, e aí vamos ter um melhor controle, uma melhor administração, vamos saber quanto cada um corresponde ao percentual de vendas dentro da empresa, vamos mensurar melhor nossas vendas físicas e nossas vendas on-line, para que possamos tomar as decisões corretas.

     

    SITE PAULOAFONSOTEM - Então vocês estão praticando o "menos é mais"? Pergunto isso porque normalmente as pessoas associam a redução da loja, no espaço físico,  a dificuldades financeiras, a perda... e na verdade é o contrário disso que está acontecendo, vocês diminuíram só o espaço físico, mas estão crescendo dentro de uma nova estratégia. É isso mesmo?

    MACIEL- Sim, exatamente isso, estamos crescendo dentro da estratégia do virtual. Nós estamos usando as novas tecnologias, vamos trabalhar muito com smartphones, e estamos contratando dois funcionários só para trabalhar no virtual, com conhecimento de social mídia, web design e influência digital, para que a gente possa alcançar esse cliente, na qualidade da imagem do produto, no atendimento...atender esse cliente em casa da melhor maneira possível, entregando em domicílio o produto dele.  Em Paulo Afonso contamos com o serviço de mototáxi, também temos um mototáxi contratado só para esse serviço.
    Com o e-commerce agora nós vamos expandir para o mundo.

     

    SITE PAULOAFONSOTEM - Então essa mudança, a formação do Grupo Lima Rocha, foi algo planejado, observando as mudanças do mercado?

    MACIEL - Sim. Nós precisamos estar preparados. A pandemia trouxe um avançao exponencial para todos os seguimentos. Lembrando que em 2016, quando montamos o nosso e-commerce, tivemos um pouco de dificuldade com o estoque, mas a gente já vem se preparando para isso há seis meses, para quando começarmos de fato com e-commerce, na loja virtual, já estarmos com essa equipe muito bem orientada e qualificada, para dar continuidade aquilo que nós começamos, de uma forma mais segura.
    Para isso estamos em parceria com a Fasete Júnior e também com o curso de Administração da Unirios (antiga Fasete). Esses dois funcionários fazem parte do curso de administração e vão trabalhar justamente essa questão do marketing digital dentro da Milenium.

     

    SITE PAULOAFONSOTEM - Por enquanto esse e-commerce vai ser pelas redes sociais e depois, em 2021 vai ter uma loja virtual mesmo?

    MACIEL - Ainda esse ano, até o final de Novembro a loja virtual já vai estar no ar. Estamos organizando o nosso Instagram, que continua vendendo como eu te falei, mas a loja, o e-commerce mesmo, a loja virtual é mais provável para o final de novembro, acredito que até 30 de novembro ela já vai estar aí no ar pra todo mundo conhecer a Milenium através do e-commerce.

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