'A pandemia não é motivo para desistir', diz mãe que adotou menino em meio à quarentena

  Segunda, 07 de setembro de 2020
  g1    |      
"A pandemia não é motivo para desistir", diz mãe que adotou menino em meio à quarentena

    Pandemia fez adoções caírem pela metade no 1º semestre de 2020. Houve 731 adoções concretizadas de janeiro a junho deste ano, contra 1.423 no mesmo período do ano passado. Dado continua em queda.

    "A pandemia não é motivo para desistir, porque se para gente já está difícil, imagine para as crianças ficarem nesse isolamento." A frase é da dona de salão de beleza Thaisa Aládia Araujo Fonseca, de 30 anos.

    Ela é uma das pessoas que adotaram uma criança em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Uma exceção. O número de adoções de crianças e adolescentes no 1º semestre deste ano caiu pela metade, revelam dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento obtidos com exclusividade pelo G1.

    Foram realizadas 731 adoções de janeiro a junho, contra 1.423 no mesmo período do ano passado – uma queda de 49%.

    Dados preliminares de agosto, mês em que Thaisa concretizou o ato, geram uma preocupação ainda maior. Houve apenas 55 adoções, contra 258 no mesmo mês do ano passado.

    Para Thaisa e o marido, o almoxarife Adriano Lacerda Rosa Araújo, de 39, a pandemia apenas adiou a concretização do processo. "Para os pais que estão no meio da pandemia e no início do processo de adoção, eu falo o seguinte: 'Não desista por causa da pandemia. A gente pode se prevenir'. Quando fui buscar meu filho, eu andei com álcool gel o tempo inteiro. Não deixava as meninas saírem do carro sem a máscara", conta. "No abrigo, essas crianças quase não têm o que fazer nesse contexto, não podem sair."

    Thaisa e Adriano decidiram ampliar a família em janeiro. Moradores de Uberlândia (MG), eles já tinham passado por um processo de adoção há dois anos, quando acolheram três irmãs, na época com 6, 10 e 14 anos. Neste ano, os dois resolveram recorrer aos grupos de Facebook voltados ao que se chama de “busca ativa” para encontrar o quarto filho: um desejado menino.

    Encontraram um garoto de 12 anos, de Maravilha (SC). Ficaram sabendo que ele tinha uma deficiência, mas não viram isso como um impeditivo e continuaram o processo, mesmo com a pandemia em curso. “Olhamos outras crianças, mas nos apaixonamos por ele. E pensamos: ‘se fosse um filho biológico, a gente não teria como escolher’. Então eu fui atrás de informações e me senti encorajada”, relata Thaisa.

    Estava tudo programado para que o estágio de convivência, período de adaptação que antecede a adoção definitiva, ocorresse em abril. Mas com os períodos de isolamento social consecutivamente prorrogados o estágio foi remarcado para julho.

    O garoto ficou ansioso. “A psicóloga do abrigo usou um calendário em que ele ia cortando os dias para compreender que a gente chegaria”, conta Thaisa. Segundo ela, as videochamadas também ajudaram a aliviar a ansiedade. “Aos sábados e domingos, quando a família se reunia, era quando a gente fazia as chamadas de vídeo. E ele perguntava quando a gente iria”, lembra.

    Após uma segunda postergação, o estágio foi finalmente remarcado para agosto. “Fui eu, meu esposo, nossas três filhas. A gente percorreu 1.300 quilômetros de carro até a cidade dele.” E a aproximação presencial finalmente aconteceu.

    Thaisa conta que uma das voluntárias do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Maravilha (Geama) emprestou um sítio próximo à cidade para que a família pudesse fazer a adaptação. “Foi preciso para ter mais espaço para esse convívio familiar, já que a pandemia restringiu a possibilidade de passear com ele. Também foi melhor para lidar com os problemas de saúde dele, que toma medicação pela manhã, à tarde e à noite”, diz.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda