Quase 2 milhões de brasileiros vão trabalhar nas eleições

  Segunda, 01 de outubro de 2018
  Jornal Nacional    |      

    Este sábado (29) foi o último dia de treinamento dos mesários que vão trabalhar na eleição. São quase 2 milhões de pessoas que vão ajudar na organização das seções eleitorais.

    Adriano de Souza Cordeiro se prepara para receber o eleitor. Ele será mesário pela quinta vez. “Você está sendo o fiscal da democracia naquele momento. Então eu acho que é uma coisa muito importante”, diz.

    Em todo o país, eles chegam a quase dois milhões. Só a metade foi convocada pela Justiça Eleitoral. Os outros são voluntários.

    O mesário precisa ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Não podem ser escolhidos candidatos e parentes, filiados a partidos políticos, policiais e quem ocupa cargos no Governo. Os mesários são responsáveis pela organização da seção eleitoral, que tem um presidente e auxiliares.

    O presidente da seção eleitoral é responsável pela impressão de um documento muito importante. Antes da votação começar, ele vai imprimir na urna eletrônica um relatório com nome de todos os candidatos e que vai mostrar que a urna está sem nenhum voto. Depois, no fim da votação, ele vai imprimir novamente, desta vez, o boletim de urna, com registro de todos os votos.

    Os mesários orientam os eleitores, checam documentos e autorizam a votação. “O mesário tenta manter a ordem no início, mas ele também pode recorrer a autoridades que estão no local. O juiz eleitoral responsável por tomar decisões em caso de algum tumulto, alguma situação muito extraordinária e também tem as forças policiais que estão no local”, explica o assessor de comunicação do TRE-DF Fernando Velloso.

    A tarefa exige treinamento. Neste sábado (29), os mesários receberam as últimas instruções.

    “É muito importante a comunicação na seção eleitoral porque metade dos problemas, para não dizer quase 90%, se resolve com a comunicação, com o eleitor deixar claro o que ele pode e o que ele não pode fazer”, fala o chefe de cartório eleitoral do TER-DF Ricardo Noronha.

    As dicas vão servir para Fernando Alvino, que será mesário pela primeira vez. “Pra mim tá sendo muito emocionante trabalhar como mesário, para trabalhar pelo futuro do meu país, né”.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda