“Estamos conseguindo diminuir o avanço da curva da contaminação”, diz secretário sobre covid em Paulo Afonso

  Sexta, 15 de maio de 2020
  pa4    |      

    Em transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais, na última quarta-feira (13), o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi; os diretores do Hospital Nair Alves de Souza, Fábio Romão e do Hospital Municipal Aroldo Ferreira, Carlos Tenório, deram esclarecimentos sobre o quadro atual da covid-19 em Paulo Afonso.

    A entrevista coletiva concedida a emissoras de rádio e sites de notícias de Paulo Afonso, teve a participação do procurador do Município, Igor Montalvão e dos enfermeiros Micheline Moreira e Tadeu Araújo.

    Ghiarone iniciou destacando a atenção do prefeito Luiz de Deus e o empenho dos profissionais da Secretaria de Saúde como fundamentais para o impedimento de novos casos. “Com a confirmação do 9º caso no município e a chegada de pacientes de outras cidades, estamos melhorando as condições de trabalho dos nossos profissionais que estão na linha de frente da batalha contra o coronavírus. Entregamos o Hospital Covid-19, que funciona nas instalações da UPA, para atender aos pacientes locais e da região, e graças a atenção do prefeito Luiz de deus e o empenho de toda a equipe, estamos conseguindo diminuir o avanço da curva da contaminação”, disse.

    O secretário reafirmou que o trabalho de prevenção tem o propósito principal de barrar a pandemia. O Hospital Covid, anexo ao Hospital Nair Alves de Souza, dispõe de quatro leitos de UTI, sendo três adultos e um infantil. Além disso, foi construída uma sala no HNAS para a instalação de mais dez leitos de UTI e 40 de enfermagem. Os equipamentos serão instalados pelo governo do estado.

    Ghiarone ressaltou que, por medida de segurança, todas as pessoas que necessitam de atendimento de urgência, antes de serem conduzidas aos hospitais devem passar pelos centros de testagem, que funcionam 24 horas. Ele explicou que a medida foi tomada para que possíveis pacientes contaminados não contagiem outras pessoas. “Médicos e profissionais da Secretaria de Saúde estão de plantão no ginásio de esportes e na Praça CEU, no BTN I, para realizar os testes rápidos. Os procedimentos são feitos com todos os cuidados para não expor o paciente e não provocar pânico na população”, reforçou.

    Sobre a reabertura das policlínicas regionais de saúde, determinada pelo governador e contestada por alguns prefeitos, o secretário informou que em Paulo Afonso, a Secretaria de Saúde, em acordo com os médicos e considerando a estrutura montada para dar suporte ao atendimento de pacientes com o novo coronavírus, está retomando os atendimentos básicos, cumprindo a obrigação de ofertar saúde aos usuários da rede pública.

    O diretor do HNAS, Fábio Romão informou que algumas cirurgias consideradas mais simples já estão sendo marcadas. Segundo ele, o objetivo é reduzir a demanda até que a pandemia seja controlada.

    “Até que a situação seja normalizada, nós temos condições de diminuir o número de pacientes que aguardam para passar por procedimentos cirúrgicos. Podemos garantir que tudo será feito com absoluta segurança e responsabilidade”, disse.

    Sobre o recente caso positivo de covid-19 no bairro Jardim Bahia, a enfermeira Micheline Moreira informou que a unidade de saúde onde o paciente foi atendido foi interditada. Outra providência tomada foi a testagem e monitoramento dos profissionais da unidade,  familiares e pessoas que tiveram contato mais próximo com ele.

    O procurador Igor Montalvão, respondeu a pergunta sobre publicação de imagens da UPA-Covid, segundo ele, uma ameaça à saúde da população, uma vez que a pessoa responsável pela gravação das imagens pode contrair o coronavírus e infectar outras pessoas. “Ninguém está acima da Constituição, portanto, quem entrar nos locais de atendimento a pacientes diagnosticados com covid-19 sem permissão e sem o uso dos equipamentos necessários, responderá por esse ato”, advertiu.

    A equipe encerrou pedindo à população que evite a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news. Pessoas mal intencionadas distorcem as informações verdadeiras e provocam pânico entre a população. Todas as informações referentes à pandemia de coronavírus em Paulo Afonso são passadas pela Secretaria de Saúde e divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda