A crise causada pelo novo coronavírus afetou muitas empreendedoras. Algumas profissionais têm sofrido (e muito) com as consequências da pandemia: é o caso das manicures. Não à toa. Com o isolamento social, a procura pelo serviço desabou. Para ajudá-las, marcas de esmalte se uniram para fazer uma vaquinha online e apoiar cerca de 2 mil manicures. Chamada de "Beleza de Mãos Dadas", a iniciativa tem o objetivo de arrecadar R$ 1 milhão até o dia 7 de maio.
A ideia surgiu na 3,2,1 Beauty, empresa que fornece serviços de beleza e bem-estar em escritórios. "A quarentena deixou as profissionais numa situação delicada", diz Cecilia Ribeiro, fundadora da companhia. "Convidamos marcas de esmalte para serem nossas parceiras na vaquinha", afirma. A Risqué patrocinou o projeto e as marcas Colorama, Dailus, Impala e O.P.I apoiaram a iniciativa divulgando a campanha.
Inscrição e doação
Para se inscrever, a manicure deve fazer um cadastro no site Beleza de Mãos Dadas. O requisito para participar é ser MEI (microempreendedor individual) com atividade de manicure habilitada há no mínimo 1 mês. "A iniciativa já alcançou a nossa meta, de duas mil inscritas. Agora, as novas inscrições ficarão na lista de espera", afirma Cecilia.
O valor arrecadado será dividido igualmente entre as manicures cadastradas e pago no dia 30 de maio, por meio de uma conta digital. Elas poderão transferir o dinheiro sem pagar taxas para uma conta bancária ou sacar o valor em qualquer lotérica.
Até o momento, foram arrecadados R$ 52 mil. As doações devem ser feitas por meio da plataforma Catarse. "Já que não podemos dar as mãos fisicamente, vamos ajudar virtualmente”, diz Cecilia.