Covid-19: Médico que perdeu mãe e avó pela doença quer salvar vidas

  Segunda, 06 de abril de 2020
  Jovem Pan    |      
Covid-19: Médico que perdeu mãe e avó pela doença quer salvar vidas

    O dia 15 de março seria o primeiro de muitos dias difíceis que viriam pela frente para o médico Douglas Sterzza Dias, de 28 anos.

    Era um domingo quando a mãe, Rita de Cassia Sterzza, de 55 anos, começou a apresentar alguns sintomas gripais, como dor no corpo e dor de cabeça.

    Ela não apresentava febre ou tosse e como a ameaça do coronavírus ainda estava distante, não se tinha ideia de como o quadro era sério.

    Mas, na terça-feira, Rita sentiu dificuldade para respirar, um dos principais sintomas causados pela covid-19. No final da tarde, ela foi internada e encaminhada para a UTI para ser entubada.

    O resultado positivo para o coronavírus saiu no dia seguinte, quando Douglas entrou em quarentena domiciliar por também apresentar os sintomas da doença.

    Durante a internação da mãe, que durou 10 dias, a avó, Iracema Tuan Sterzza, de 85 anos, também teve que ir para o hospital, com insuficiência de oxigênio no sangue. A tomografia revelou que o pulmão estava comprometido, com sinais de infecção pelo coronavírus.

    O médico conta que foram dias muito difíceis. Douglas, que faz residência em cirurgia vascular na Unifesp, em São Paulo, teve que interromper o próprio isolamento para enterrar, sozinho, a mãe. Ele também não pôde se despedir da avó.

    Outros familiares também pegaram o vírus: um tio está em casa, com sintomas e se recuperando, e outro está na UTI, em estado grave.

    Apesar de ter passado por momentos tão dolorosos, ele conta que não via a hora de poder voltar a exercer a profissão.

    Aos poucos, o médico tenta voltar à rotina. Ele já está de volta ao trabalho e conta que muitos colegas estão com medo de pegar o vírus, já que faltam máscaras e luvas e outros equipamentos para profissionais da saúde.

    Para Douglas, a situação causada pela pandemia tende ainda a piorar no Brasil. Para evitar baixas na equipe, o Hospital São Paulo, onde o Douglas trabalha, está fazendo uma campanha na internet para arrecadar recursos.

    A meta é conseguir, em um primeiro momento, 800 mil reais para a construção de 50 leitos de UTI e para a compra de insumos, como máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda