Secretaria de Agricultura e Aquicultura atualiza perfuração de poços e cancela eventos na área rural

  Quinta, 19 de março de 2020
  ascom pmpa    |      

    Entre as decisões tomadas, está a disponibilização de um whatsapp, para a solicitação de carro pipa, evitando aglomerações no Parque de Exposições Djalma Vanderley, por meio do número (75) 98819-9110

    A Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura atualizou os números da perfuração de poços artesianos, bem como está suspendendo diversas ações que seriam realizadas na área rural, principalmente as que estão relacionadas a eventos que são realizados pela Prefeitura. As medidas estão sendo tomadas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

    Entre as decisões tomadas, está a disponibilização de um whatsapp, para a solicitação de carro pipa, evitando aglomerações no Parque de Exposições Djalma Vanderley, por meio do número (75) 98819-9110. “Estamos implantando aqui no parque de exposição uma linha de whatsapp para que o homem do campo solicite a água do carro pipa para não se descolar de sua comunidade e aqui termos aglomeração. Quero dizer que não estamos felizes com essas medidas, mas precisamos ter cautela nesse momento porque a saúde da nossa população está em primeiro lugar”, explica o secretário Jandirson Campos Torres.

    “Os poços artesianos foi uma ideia do prefeito Luiz de Deus visando melhorias na qualidade de vida para o nosso ruralista. Isso já é uma realidade com pessoas tirando seu sustento com os poços artesianos que já foram instalados. Já perfuramos 112 poços, desses 71 são viáveis e já temos 15 instalados; todos elétricos, entre comunitários e em propriedade privadas”, diz o secretário.

    O titular da pasta destacou o processo de instalação. “Temos um cronograma para esses trabalhos e a partir do momento que perfuramos um poço analisamos a viabilidade. Estamos preparando equipes para instalar mais 20 poços elétricos que já estão com as licitações prontas para a aquisição dos equipamentos beneficiando diversas comunidades. Quero aproveitar a oportunidade e destacar que as perfurações em propriedades particulares os donos devem fazer toda a instalação elétrica com a base que facilite a colocação do painel, são coisas simples que os produtores podem se organizar, pois já a partir de abril, a depender da pandemia do Covid-19, vamos começar essa nova etapa, onde chegaremos a 35 instalações”.

    “Temos 112 poços perfurados e identificados se são viáveis ou não, a exemplo se tem muita salina ou pouca, se serve para a irrigação ou para servir aos animais. Essa identificação é importante para que possamos direcionar como será a utilização visando a produção de cada um. Temos situações de localidades que estão distantes da rede elétrica e com esses teremos que

    trabalhar com a energia solar. Nossa equipe tem realizado estudos importantes que nos norteiam em cada ação, complementa.

    Com relação ao cancelamento de atividades da secretaria na zona rural, Jandirson Torres esclareceu que o objetivo é a prevenção. “Visando a prevenção do Covid 19 estamos suspendendo algumas atividades que seriam realizadas para o homem do campo como, por exemplo, a 1ª Festa do Leite que estava agendada de 3 a 5 de abril, onde faríamos um torneio leiteiro com 20 vacas com tudo organizado e os produtores animados. Vamos realizar esse evento noutro momento de uma forma até mais estruturada para mostrar que o nosso ruralista hoje cria vaca que produz 40 litros de leite por dia, são animais que hoje, através do prefeito Luiz de Deus, recebem uma assistência técnica da secretaria de Agricultura e Aquicultura. Também estaremos suspendendo as corridas de vaquejadas que são realizadas no Parque de Exposições Djalma Vanderley, às quintas e sextas. Tínhamos cinco dias de campo já programados para fazer em algumas localidades com ações de leite, fruticultura, horticultura, entre outros, mas que estarão suspensos até segunda ordem”.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda