Profissionais da Educação participam de palestra sobre aplicação da BNCC

  Quarta, 12 de fevereiro de 2020
  ascom pmpa    |      

    O palestrante, professor Luiz Vicente, trouxe sugestões práticas de como construir competência e habilidades a partir da inclusão da BNCC no ano letivo

    Nesta quinta-feira (13), a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores e educadores da rede municipal se reuniram no auditório da Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, para assistir uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    A secretária de Educação, Elza Brito, explicou que o encontro complementou o que foi apresentado na Jornada Pedagógica, realizada na última semana do mês de janeiro, e serviu para orientar os educadores, gestores e a equipe técnica da Seduc sobre as atividades do ano letivo.

    “Foi um momento de formação, em continuidade às explanações sobre a Base Nacional Comum Curricular, iniciadas na Jornada Pedagógica. Hoje, nós reunimos profissionais da educação e a equipe técnica da Seduc para discutir a prática e como trazer a BNCC para o cotidiano da escola”, disse.

    Ministrada pelo professor Luiz Vicente, da Editora FTD e tradutor/intérprete do Grupo Syntaxis, a palestra, que teve como tema: Neurociência e planejamento: Reflexões necessárias à práxis pedagógica, desenvolveu tópicos sobre neurociência, como o cérebro aprende, organização de tempo e espaços. O palestrante trouxe sugestões práticas de como construir competência e habilidades a partir da inclusão da BNCC no ano letivo, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).

    “Considerando que a BNCC se torna obrigatória a partir deste ano, nós esperamos contribuir com a construção do currículo do município. As reflexões visam ajudar os participantes na organização das salas, bem como construir competências com o uso de metodologias antigas, as chamadas aulas invertidas”, pontuou o palestrante.

    De acordo com o Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

    Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda