Criador de luva que fez João Carlos Martins voltar ao piano conta que invenção era para 'brincadeira em casa' e cita teimosia por perfeição

  Sábado, 25 de janeiro de 2020
  G1    |      
Criador de luva que fez João Carlos Martins voltar ao piano conta que invenção era para "brincadeira em casa" e cita teimosia por perfeição

    Designer de Sumaré (SP) desenvolveu acessório que permitiu ao maestro retomar prática com outros dedos, além dos polegares. Artista havia anunciado despedida do instrumento em 2019.

    "Não imaginava jamais essa doideira". É com jeito descolado que o designer industrial Ubiratan Bizarro Costa, 55 anos, contrapõe os cabelos grisalhos ao entusiasmo de quem ainda parece um garoto quando fala da paixão em criar, sobretudo para melhorar as vidas das pessoas. Em meio aos desenhos artísticos e técnicos expostos por alunos na escola dele em Sumaré (SP), o inventor da luva que fez João Carlos Martins voltar ao piano conta que esperava ver o maestro apenas brincando com ela em casa. Além disso, mostra surpresa com a repercussão até internacional do "prefácio" de uma obra já na sexta versão.

    "Juntou dois teimosos", se diverte Bira, como costuma ser chamado pelos mais próximos, ao contar sobre a relação com quem ele chama de "Da Vinci do piano" na busca por ajustes na luva para garantir perfeccionismo no contato com as teclas do instrumento musical. O maestro de 79 anos participa de duas apresentações neste sábado (25), durante celebrações do aniversário de 466 anos de São Paulo.

    O projeto, criado inicialmente em desenho a mão, começou a ganhar forma depois que o designer assistiu a apresentação de despedida de João Carlos do piano realizada no programa Fantástico, da TV Globo, em fevereiro do ano passado. A partir de então, viu uma série de vídeos para tentar compreender as limitações nos movimentos das mãos do artista e de que maneira ele poderia contribuir.

    Além de analisar imagens gravadas em concertos, o designer explica que se sentiu motivado por ter desenvolvido em anos anteriores protótipos de exoesqueletos que poderiam beneficiar cadeirantes.

    Um dos elos, avalia, está a busca por um design minimalista, marcado pelas ideias de simples e objetivo.

    "Eu pensei, não deve ser tão difícil fazer alguma coisa. Me impactou. Eu fiz um exoesqueleto, um cara levantar e andar, quase me matei para aquilo, deu certo, talvez só para os dedos deve ser mais fácil. Aí comecei a maquinar, fazer desenhos, pegava vídeos na internet, focava nas mãos e congelava as imagens. Tirava medidas, via movimentos, aí eu desenvolvi um protótipo", explica o designer.

    Quem imagina uma luva tecnológica como a do personagem Tony Stark se engana, embora ela de alguma forma permita ao maestro retomar os "superpoderes" para interpretar as melodias de Chopin e Mozart no apartamento onde mora. Se antes conseguia usar apenas os dois polegares, agora João Carlos diz que "começou a estudar outra vez do zero, como criança", ao movimentar outros dedos.

    As mãos que antes fechavam após movimentos, voltaram a ficar estendidas com uso do invento apelidado pelo maestro de "luvas biônicas", mas que funcionam como molas para gerar o efeito esperado.

    A primeira versão, feita com hastes impressas em ABS, uma placa de fibra de carbono e revestimento de neoprene foi entregue por Bira ao maestro durante um concerto no aniversário da cidade, em julho de 2019, após ajuda de um colega integrante da orquestra para chegar ao camarim.

    Os dois primeiros modelos não funcionaram como esperado, admite Bira, mas o maestro acreditou na ideia e os contatos entre eles ficaram mais frequentes desde outubro, quando o designer decidiu mudar as hastes. A partir de então, foram quatro encontros presenciais que definiram troca definitiva do plástico para aço - após a luva quebrar no uso - para aumentar a resistência, mas sem perda da flexibilidade.

    "Em dezembro, quando ele anunciou, era terceira versão, que ele realmente tinha certeza que funcionaria e estava confortável para mostrar. Ele fez uma surpresa de Natal", conta Bira ao lembrar que o último pedido do maestro foi para padronizar a luva na cor preta. Ele espera outros.

    "Fiquei muito feliz ao ver que funcionou, mas ele é perfeccionista e não vai sossegar", brinca Bira.

    O designer se diz fã de música clássica, principalmente pela "meticulosidade dos artistas" e porque a mãe é professora de piano. Cada par de luvas tem custo estimado de R$ 1,5 mil e, por enquanto, Bira leva uma semana para fazer artesanalmente. O desenho a mão é elaborado em 3D, passa por um software onde há análise minuciosa de "camadas" e cada luva requer pelo menos três horas de impressão.

    Ele passou a dormir com as luvas porque diz que está moldando a mão, são extensoras", conta ao admitir que inicialmente não conhecia a história do maestro de forma profunda, mas ficou assustado ao reconhecer a dimensão da carreira pelo filme "João, o Maestro"."Aí eu percebi. Meu Deus, é um gênio."

    Martins é considerado um dos maiores intérpretes do compositor Johann Sebastian Bach no século 20 e registrou a obra completa do compositor para teclado. Ao longo da carreira, passou por 24 cirurgias.

    Bira é categórico ao falar que não espera nenhum centavo em troca pelo "presente" dado ao maestro, mas sinaliza euforia com a hipótese de seguir no caminho da inovação e, com o modelo criado, poder atender demandas parecidas com a do maestro caso tenha sucesso em fazer parcerias com indústrias. Ele já fez o registro da propriedade intelectual e trabalha no processo para registro de patente."Ganhei um amigo", conta orgulhoso sobre a relação com o pianista que ajudou a reviver um sonho.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda