Secretaria de Saúde promove atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

  Segunda, 02 de dezembro de 2019
  ASCOM / PMPA    |      

    Ações realizadas pela equipe do CTA/SAE, em parceria com a Pastoral da AIDS, se concentraram no centro da cidade, Vila Nobre e BTN II.

    Cuidar da saúde da população, trabalhando com a prevenção de doenças que podem deixar sequelas irremediáveis, ou em alguns casos, resultar até na morte do paciente, é prioridade da Prefeitura de Paulo Afonso. Uma dessas ações de combate é em prol da luta contra a Aids, que neste fim de semana reuniu uma série de atividades para intensificar a conscientização a população.

    A equipe do CTA/SAE intensificou as ações mostrando a necessidade de se prevenir contra o vírus HIV. No sábado, 30 de novembro, das 9h às 12h, no estande montado na Avenida Getúlio Vargas, foram feitos testes rápidos de HIV e Sífilis, e distribuídos preservativos masculinos e femininos. No mesmo local, funcionou um posto de vacinação contra sarampo, cachumba e rubéola para pessoas de 20 a 29 anos.

    No domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, pela manhã, os testes rápidos e distribuição de preservativos e panfletos foram realizados na Vila Nobre e contaram com a parceria da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Das 18h às 21h, as atividades se concentraram na Praça Padre Lourenço, no Bairro Tancredo Neves II.

    Na manhã desta segunda (2), as atividades em alusão ao Dezembro Vermelho tiveram continuidade. A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), em parceria com o CTA/SAE realizaram uma palestra com os pacientes, que teve como intuito orientar ao público sobre os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca do tema. Além disso, os profissionais conversaram sobre como evitar as doenças sexualmente transmissíveis. “Essa carga informativa é muito importante, até porque, mesmo na fase adulta, muitas pessoas não conseguem diagnosticar doenças a exemplo da Sífilis e outras que, porventura, possam ser adquiridas com a falta de prevenção. Então, informar é garantir saúde para essas pessoas”, enfatiza o coordenador do Caps AD, Roberto Wescley.

    Segundo a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTTA/SAE), Ísis Larissa, em Paulo Afonso, 287 pessoas são acompanhadas atualmente. Ísis observa que, apesar dos avanços da medicina e da quebra de tabus, o preconceito ainda é um obstáculo a ser vencido pelos infectados. A coordenadora enfatiza o uso do preservativo como um passo importante para evitar a contaminação.

    “Infelizmente, em consequência dos mitos criados quando se descobriu o HIV, ainda existe preconceito sobre a doença, mas, desde 1996, houve uma grande evolução, quando o Brasil foi referência mundial em distribuição gratuita dos retrovirais e realização de campanhas. Ao logo dos anos, as ações diminuíram, e por isso, se faz necessário intensificar campanhas de conscientização sobre o uso do preservativo, visto que algumas pessoas ainda fazem sexo sem os devidos cuidados”, disse a coordenadora.

    O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), unidade vinculada à Secretaria de Saúde dispõe de uma equipe formada por infectologista, ginecologista, odontólogo, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga e pessoal de apoio para atender a pacientes com suspeita ou diagnóstico de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

    A equipe ressalta que, no caso de diagnóstico positivo, o paciente passa a receber os medicamentos e apoio psicológico, dentro de absoluto sigilo.

    O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído no dia 27 de outubro de 1988, pela Assembleia Geral da ONU e pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 900 mil pessoas carregam o vírus HIV, e desse total, 135 mil não sabem.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda