Estudantes desenvolvem aplicativo de música para deficientes auditivos

  Quinta, 10 de outubro de 2019
  G1 GLOBO    |      
Estudantes desenvolvem aplicativo de música para deficientes auditivos

    Universitários de Campinas vão lançar a ferramenta no final deste ano.
    Pessoa surda ou com dificuldade auditiva sente a música através de pulseira.

    Um grupo de estudantes de Engenharia da Computação da Metrocamp de Campinas (SP) desenvolveram um aplicativo que permite aos surdos e pessoas com perdas graves de audição possam sentir todos os sons musicais. 

    O aplicativo ainda está em fase de teste, e é desenvolvido para dispositivos móveis como tablets e celulares. Cerca de 10 músicas de estilos diferentes vem instaladas na ferramenta.

    Raphael Silva é um dos três idealizadores e explica que o grupo quis inovar. "Como uma pessoa surda pode apreciar a música?! Não conseguimos ensinar se ela não sabe o que é. Trabalhamos para criar uma experiência para os deficientes poderem apreciar a música", afirma Silva.  

    A pessoa surda ou com dificuldade auditiva pode sentir a música através de uma pulseira. O acessório vibra e assim o deficiente consegue sentir o ritmo da canção.

    Um jovem de 25 anos foi o primeiro surdo a ter contato com o aplicativo. Há quase um ano, ele faz testes e está muito feliz. "Agora ele consegue perceber o ritmo , mais rápido, mais calmo, e em vários lugares ele percebe a música, seja cantando, seja dançando. São sentimentos de alegria e de calma", disse o intérprete dele, Eliézer Shroeder.

    O médico otorrinolaringologista, Arthur Castilho, explica como o aplicativo funciona para os surdos. "Existem duas maneiras do dispositivo funcionar, se o paciente for completamente surdo, a pulseira vai dar a sensação tátio, ou seja, pela vibração e pelo tato. Não é propriamente o som, são as vibrações que o tato da pessoa vai sentir", afirma Castilho. 

    "Por outro lado se a pessoa não for completamente surda e tiver uma perda de audição moderada, a vibração gerada pela pulseira pode passar através dos ossos, que é o que chamamos de condução do som por via óssea, vai para dentro do ouvido e ela pode realmente escutar som", explica o médico. 

    Além de sentir a música, o deficiente auditivo também pode desenvolver outros sentidos. A tela touch funciona como um piano eletrônico. Para o jovem usuário, o som da música toca direto no coração. "Ele consegue perceber um filme, um teatro, então futuramente ele conseguirá ter uma vida mais independente e se sentir incluso", afirma o intérprete. 

    O aplicativo vai funcionar em dispositivos que tenham o sistema operacional IOS, e deve ficar disponível para baixar no final do ano.  

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda