Ministério da Educação estuda punir alunos com nota baixa do Enade

  Segunda, 07 de outubro de 2019
  Jornal Nacional    |      
Ministério da Educação estuda punir alunos com nota baixa do Enade

    Resultado do exame que avalia o desempenho de quem está prestes a se formar no ensino superior revela números preocupantes.

    O resultado do exame que avalia estudantes universitários prestes a se formar levou o Ministério da Educação a falar em punições para os que tiraram nota baixa.

    O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que avalia, desde 2004, o conhecimento de quem está concluindo um curso superior. No fim de 2018, quase meio milhão de estudantes de ensino presencial e a distância foram testados. Quase nove mil cursos foram avaliados, entre eles administração, direito e psicologia. A nota vai de um a cinco.

    Tiraram nota máxima cinco apenas 3,3% dos cursos da rede particular e 20,3% da rede pública.

    Diante do resultado fraco, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que quer mudanças. Para o próximo Enade, em 2020, o governo estuda punir quem tirar nota muito baixa, com a possibilidade de perder até o direito de se formar. A mudança precisa ser aprovada pelo Congresso.

    “A lei não permite punir, a vontade seria essa, não permitir uma pessoa que não acertar 20% da prova se forme, a gente gostaria que essa pessoa não pudesse se formar, mas isso a gente não poderia fazer porque tem que mudar a lei. Uma pessoa vai e faz a prova e não consegue acertar, acerta 10% das questões, eu acho que a pessoa não deveria ter o diploma. Não deveria ter a colação”.

    A ex-presidente do Inep, a educadora Maria Inês Fini, disse que não é função do MEC punir alunos.

    “Não é da competência do MEC cassar diplomas de quem quer que seja. O que eu acho há nas entrelinhas da coletiva do ministro - eu acho que ele foi infeliz, não soube se explicar - é que nós precisamos fazer uma campanha para que os jovens formandos compareçam em massa e demonstrem na prova tudo aquilo que eles sabem. Isso sim”.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda