Líderes indígenas vão à corte internacional por ataques de Bolsonaro na ONU

  Quinta, 26 de setembro de 2019
  UOL    |      
Líderes indígenas vão à corte internacional por ataques de Bolsonaro na ONU

    Temendo se tornarem ainda mais constantes os ataques a suas terras, lideranças indígenas pretendem levar a tribunais internacionais o discurso do presidente Jair Bolsonaro, realizado na terça, na abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

    Na sua fala a líderes mundiais, Bolsonaro acusou índios de provocarem incêndios na Amazônia, afirmou que há riquezas em subsolo de terras indígenas que precisam ser retiradas e atacou duramente o cacique Raoni, liderança indígena brasileira com grande prestígio internacional.

    O cacique Almir Narayamoga, da etnia suruí, em Rondônia, afirmou ao UOL que um grupo já se reuniu ontem, em Brasília, para definir a forma como a denúncia será feita.

    "Eles avaliaram o discurso do presidente e tomaram uma posição desse movimento para levar esse discurso para a corte internacional. Ele não pode ficar falando sobre os índios assim. Tem de respeitar nosso líder Raoni", afirmou.

    A ideia é levar as críticas à CIDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos), ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos), que recebe denúncias de violações de direitos humanos em todo o mundo.

    Outros líderes indígenas classificaram o discurso como "ofensivo", "racista" e "paranoico". Em Nova York, também houve críticas à fala do presidente.

    Narayamoga é uma referência internacional na defesa da Amazônia. No final de agosto, ele participou do Encontro dos Executivos, organizado em Paris.

    Para o líder, a fala de Bolsonaro foi infeliz. "É muito triste. Ele só atacou os povos indígenas, não esperava isso de uma autoridade máxima de um país com uma população que também faz parte do Brasil. É uma vergonha", afirma.

    O cacique ainda diz que a fala pode incentivar atos de violência contra indígenas. "Esse tipo de discurso é um incentivo para aqueles que não respeitam e não gostam dos povos indígenas e do meio ambiente. Acredito que ser um tipo de discurso que pode agravar os conflitos em algumas regiões do país contra povos indígenas e contra o meio ambiente", avalia.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda