O que fez a Loja Milenium recebesse esse reconhecimento?
Desde o mês de abril deste ano a nossa equipe vem trabalhando para uma reestruturação da empresa com foco no varejo físico que é o nosso ponto forte, mas convertendo nossas ações voltadas para as redes sociais tais como Instagram, Facebook (fanPage), Whatsapp.
Buscamos informações com empresas que já atuavam neste segmento e que se destacavam. Contratamos uma gerente de vendas para cuidar especialmente das redes sociais e elaborar estratégias para este público.
Estudar e entender os hábitos de compra e as tendências de consumo no mercado varejista é fundamental para que seja montada a estratégia de ponto de venda correta, a fim de proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível.
Quais aspectos são trabalhados de forma mais efetiva na Milenium?
Aspectos como comunicação visual, distribuição dos produtos, layout da loja, ferramentas de interação e a adequação do local de exposição, pois são aspectos muito importantes para uma ótima experiência do consumidor e para a sua percepção sobre o produto e serviço oferecido.
Para você quais as principais diferenças entre a loja física e a virtual?
Continuamos acreditando no varejo físico e o quanto ainda torna-se importante o sentir, tocar na peça, a conversa com o vendedor, o café sendo servido. Pensando nisso criamos dentro da loja o coffe bar, onde servimos ao cliente café com xícaras personalizadas com seu nome. Começamos a entender que essas estratégias a internet ou o e-commerce ainda não oferecem.
Por isso, o espaço físico deve ser um ambiente agradável, onde o consumidor se sinta à vontade para ficar o máximo de tempo possível.
Investimos também em um espaço dentro da empresa com produtos de preços mais baixos, sem perder o foco na qualidade.
A loja Milenium tem um atendimento diferenciado. Como funciona?
O espaço de moda Milenium traz conceitos de tendências com peças diferenciadas e preços atrativos. Os looks são montados no meio da loja, onde o cliente pode tocar, experimentar as bijuterias, os sapatos e as bolsas que ficam á disposição do consumidor, ao lado de um grande espelho, onde vários selfs são fotografados pelo smartphone do cliente e do consultor de moda.
Com isso, nosso objetivo é fazer com que o cliente se sinta bem na nossa loja. Se o consumidor se sentir confortável em um ambiente onde ele é privilegiado, tende a comprar mais e melhor. Se ele não tem essa sensação, é muito fácil sair da loja e buscar um concorrente. Mimos para o cliente, como oferecer um brinde no seu aniversário por exemplo, são coisas que o fazem sentir vontade de permanecer no local.
Qual a estratégia de marketing virtual da loja?
Diariamente fotografamos as peças e jogamos nas redes sociais, isso após o ajuste do MBA em Marketing Digital, que contratamos com exclusividade para trabalhar nossos produtos na web.
Investimos também em tecnologia e com o whatsapp business, começamos a elaborar novas estratégias de organização de clientes e, através da linha de transmissão selecionamos os clientes - segmentando por categoria, direcionando para cada categoria os produtos certos para o público alvo. Também criamos novas formas de pagamento para estes clientes via cartão de crédito, boleto bancário ou a vista e caso o cliente decida ser atendido em casa, agenda pelo celular a visita da vendedora na sua residência, neste caso somente para clientes da mesma cidade cadastrados anteriormente.
A gerente de relacionamentos virtual é responsável para responder todas as mensagens nas redes sociais e encaminhar os clientes para a equipe de venda.
Já estávamos começando a movimentar este mercado das redes sociais de forma adequada e entendemos que antes das estratégias elaboradas estávamos apenas trabalhando a promoção, divulgando produtos, visando muitas curtidas e visualizações principalmente no instagram, mas tínhamos esquecido de trabalhar e divulgar os meios de pagamentos.
Com essas novas estratégias, desde junho deste ano aumentamos nosso faturamento com relação ao ano anterior e projetamos um crescimento de 8% até dezembro de 2018. Sem falar que a equipe ficou bem mais motivada com a satisfação do cliente e o aumento das vendas.
Hoje nosso foco também é divulgar peças de qualidade com preços mais baixos para atrair o cliente em tempos de crise – esses produtos são sempre fotografados e lançados nas redes sociais, mas o espaço de moda trouxe de volta alguns clientes que tinham se afastado da empresa principalmente devido à crise econômica.
O retorno dos clientes que se afastaram é muito importante. O que puderam perceber com isso?
Com o retorno destes clientes percebemos que alguns consumidores prezam pela relação/interação humana na hora da compra. Investimos em novas tecnologias e o smartphone tornou-se uma das principais ferramentas de trabalho para comunicação, interação e vendas nas redes sociais.
Qual objetivo de todos que representam a Loja Milenium?
Nosso objetivo é manter o foco no cliente, estar em contato com ele o máximo que pudermos, independentemente da opção pelo varejo digital ou físico. Hoje é isso que vai definir o sucesso do negócio.
Percebemos que a equipe da loja Milenium tem um atendimento e uma motivação diferenciados. Há alguma atenção especial com todos os colaboradores?
Sim. O trabalho motivacional com a equipe é realizado constantemente através de treinamentos, premiações e reconhecimento dos talentos. Em julho deste ano vendemos 12% a mais que julho do ano anterior e como forma de agradecimento levamos a equipe até a pizzaria Sparttacus onde a comemoração foi regada a deliciosas pizzas.
Então com 25 anos de loja a Milenium se reinventou?
Sim. Com essa reestruturação da empresa, que faz parte do redirecionamento estratégico, planejado durante 4 meses, a Milenium fez a aquisição de 3 novas marcas, Santa Lola, Elegance Plus Size e Maria Filó, com o intuito de contemplar o público plus size com a Elegance e com a Santa Lolla ofertar calçados de qualidade com preço acessível. O mercado está em constante movimento e precisamos estar atentos e acompanhar essas mudanças, porque a evolução da moda continua.