Dois milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho desde 2012

  Quinta, 23 de agosto de 2018
  Jornal Nacional    |      
Dois milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho desde 2012

    Crise e queda na renda da família empurraram as mulheres para o trabalho remunerado. Mas homens ocupam mais da metade dos postos e ganham em média 30% a mais.

    Um estudo realizado com base em números do IBGE mostra que a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou nos últimos seis anos.

    Marcelo cuida de boa parte das tarefas de casa desde que perdeu o emprego. A renda da Graziela garante o orçamento da família. Com a experiência que acumulou quando trabalhava na área farmacêutica, hoje ela faz e vende perfumes e produtos de beleza.

    “Enquanto eu faço as minhas coisas, faço comida ou cuido das crianças, ele está lavando roupa, quintal, arrumando a casa. E a gente vai dividindo as tarefas”, conta Graziela Versatti.

    Nos últimos seis anos quase dois milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho. A participação feminina aumentou, inclusive, numa velocidade maior do que a dos homens nesse período. Uma notícia boa, não fossem alguns motivos ruins que explicam parte desse crescimento. A crise econômica e a queda na renda das famílias levaram muitas mulheres a procurar remuneração para conseguir equilibrar o orçamento.

    Em março de 2012, quase 37 milhões de mulheres faziam parte da população ocupada. Em junho de 2018, o número chegou perto dos 40 milhões.

    E falta muito para dividir o espaço com os homens. Eles ocupam mais da metade dos postos de trabalho e ganham, em média, 30% a mais.

    “As mulheres estão voltando para o mercado de trabalho e, principalmente, em serviços e comércio. Isso tem contribuído para aumentar a participação da mulher no mercado trabalho e até diminuir o diferencial de renda entre homens e mulheres”, explica o economista Fábio Romão, da LCA Consultores.

    Mesmo com a maior participação feminina, o economista que fez o estudo lembra que a quantidade de vagas ofertadas nos últimos seis anos não acompanhou o crescimento da população com idade de trabalhar. Por isso, hoje o resultado é uma taxa de desemprego alta.

    A contadora Fernanda Amaral já teve um empório de produtos orgânicos, que acabou fechando com a crise. Pensou, pensou e descobriu um outro caminho para dividir as contas com o marido. Desde fevereiro faz bolos e biscoitos por encomenda.

    “A gente tem que dar pequenos passos, só que passos firmes. Eu percebo que minhas vendas estão aumentando, então estou fazendo alguma coisa certa”, afirma.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda