Um estudo realizado com base em números do IBGE mostra que a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou nos últimos seis anos.
Marcelo cuida de boa parte das tarefas de casa desde que perdeu o emprego. A renda da Graziela garante o orçamento da família. Com a experiência que acumulou quando trabalhava na área farmacêutica, hoje ela faz e vende perfumes e produtos de beleza.
“Enquanto eu faço as minhas coisas, faço comida ou cuido das crianças, ele está lavando roupa, quintal, arrumando a casa. E a gente vai dividindo as tarefas”, conta Graziela Versatti.
Nos últimos seis anos quase dois milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho. A participação feminina aumentou, inclusive, numa velocidade maior do que a dos homens nesse período. Uma notícia boa, não fossem alguns motivos ruins que explicam parte desse crescimento. A crise econômica e a queda na renda das famílias levaram muitas mulheres a procurar remuneração para conseguir equilibrar o orçamento.
Em março de 2012, quase 37 milhões de mulheres faziam parte da população ocupada. Em junho de 2018, o número chegou perto dos 40 milhões.
E falta muito para dividir o espaço com os homens. Eles ocupam mais da metade dos postos de trabalho e ganham, em média, 30% a mais.
“As mulheres estão voltando para o mercado de trabalho e, principalmente, em serviços e comércio. Isso tem contribuído para aumentar a participação da mulher no mercado trabalho e até diminuir o diferencial de renda entre homens e mulheres”, explica o economista Fábio Romão, da LCA Consultores.
Mesmo com a maior participação feminina, o economista que fez o estudo lembra que a quantidade de vagas ofertadas nos últimos seis anos não acompanhou o crescimento da população com idade de trabalhar. Por isso, hoje o resultado é uma taxa de desemprego alta.
A contadora Fernanda Amaral já teve um empório de produtos orgânicos, que acabou fechando com a crise. Pensou, pensou e descobriu um outro caminho para dividir as contas com o marido. Desde fevereiro faz bolos e biscoitos por encomenda.
“A gente tem que dar pequenos passos, só que passos firmes. Eu percebo que minhas vendas estão aumentando, então estou fazendo alguma coisa certa”, afirma.