Estudantes e professores voltam às ruas em atos contra cortes na educação.

  Sexta, 31 de maio de 2019
  G1    |      
Estudantes e professores voltam às ruas em atos contra cortes na educação.

    Foi a segunda manifestação em 15 dias. Segundo levantamento do G1, até as 20h25 manifestações tinham ocorrido em 126 cidades de 25 estados e no Distrito Federal.

    Estudantes e professores voltaram às ruas para protestar contra os cortes na educação pela segunda vez em 15 dias. Segundo levantamento do G1, até as 20h25 tinham ocorrido manifestações em 126 cidades de 25 estados e no Distrito Federal.

    No domingo (26), quando apoiadores do governo Bolsonaro foram para as ruas em favor da reforma da Previdência e do pacote anticrime, nessa mesma hora as manifestações tinham ocorrido em 158 cidades de todos os 26 estados e no Distrito Federal.

    Nesta quinta-feira (30), os primeiros protestos foram ainda pela manhã.

    Uma das maiores manifestações da manhã foi em Brasília. Estudantes, professores e pessoas ligadas a movimentos sindicais se reuniram na área da Biblioteca Nacional. Eles ocuparam uma faixa da Esplanada dos Ministérios e seguiram em caminhada até o Congresso.

    Em todo o país, manifestantes foram para as ruas contra os cortes nas verbas da educação, principalmente nas universidades e institutos federais. Segundo o Ministério da Educação, o corte é de quase 25% das chamadas verbas discricionárias: gastos com água, luz, material básico e pesquisa, por exemplo. Isso representa um bloqueio de R$ 1,7 bilhão. As despesas obrigatórias como salários de professores, funcionários e aposentadorias não foram atingidas.

    Na semana passada, o governo anunciou que repassou mais de R$ 1 bilhão do fundo de reserva para a educação, mas, segundo o MEC, o dinheiro só evitou um novo contingenciamento.

    Em Teresina, as pessoas começaram a chegar antes das 8h e fizeram uma caminhada pela região central da cidade. Os protestos também começaram cedo em Macapá. Alunos e professores fecharam a rodovia em frente à universidade federal e distribuíram panfletos. Em Rio Branco, manifestantes fizeram uma caminhada com livros nas mãos. Eles também levaram uma enorme faixa com a frase: “Em defesa da educação”.

    Em Salvador, um trio elétrico acompanhou os manifestantes numa caminhada pelo centro da cidade. Alunos, professores e representantes de centrais sindicais ocuparam a Praça Castro Alves com faixas e cartazes contra a reforma da Previdência e os cortes na educação.

    No interior da Bahia, estudantes e professores de Feira de Santana se concentraram no centro da cidade.

    No Recife, professores, alunos e servidores fizeram um protesto diferente. Deram um abraço simbólico na Universidade Federal Rural de Pernambuco. À tarde, milhares de manifestantes se concentraram em frente a um dos colégios públicos mais tradicionais da cidade. Com faixas e cartazes, eles protestavam contra a reforma da Previdência e pediam a retomada dos investimentos em educação.

    Faixas e cartazes também nas ruas de Fortaleza. Manifestantes se reuniram no bairro de Benfica e depois fizeram uma caminhada até a reitoria da Universidade Federal do Ceará para protestar contra o corte de verbas na educação.

    Na capital maranhense, a manifestação foi na Praça Deodoro. Professores, servidores públicos e estudantes gritavam palavras de ordem. Alunos do curso de teatro da universidade federal encenaram uma peça em defesa da educação e das minorias. O corte de verbas na educação também levou estudantes e professores para as ruas de João Pessoa.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda