Mesmo com redução de pena, PT está preocupado com decisão do STJ de manter condenação de Lula

  Quarta, 24 de abril de 2019
  G1    |      
Mesmo com redução de pena, PT está preocupado com decisão do STJ de manter condenação de Lula

    Apesar do discurso oficial do PT de discreta comemoração com a redução da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de manter a condenação pelo caso do triplex do Guarujá (SP) foi recebida com preocupação entre os petistas.

    Há o reconhecimento entre aliados de Lula de que mesmo com a determinação da defesa de recorrer da decisão, ficou cada vez mais remota a chance de uma reversão da pena tanto no STJ como também no Supremo Tribunal Federal.

    Nas palavras de um petista, o pior cenário foi confirmado: depois de ser condenado pelo então juiz federal Sérgio Moro em primeira instância, e depois na segunda instância por um colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, agora Lula foi condenado por um colegiado de quatro ministros do STJ. Ou seja, pela terceira instância.

    Isso enfraquece de forma significativa a chamada “narrativa do PT” de que Lula é um perseguido político da Justiça no Brasil que queria impedir a candidatura dele em 2018.

    Como na segunda instância, Lula foi condenado na terceira instância por unanimidade por um colegiado. Os ministros também rejeitaram alegações de falta de provas e de que a defesa teria sido cerceada.

    A redução da pena pelo STJ para 8 anos,10 meses e 20 dias, se aproxima mais da pena original dada pelo então juiz Sérgio Moro, que foi de 9 anos e 6 meses. Isso mostra que a Justiça funcionou normalmente em todas as instâncias e esvazia o discurso de vitimização de Lula já que, inclusive, houve a redução do tempo de prisão.

    A decisão do STJ abre espaço para a progressão para o regime semiaberto do preso ainda este ano. Mas agora, o o grande temor entre petista é com a possibilidade de futuras condenações. Principalmente, com a possibilidade de condenação em segunda instância de Lula pelo caso do sítio em Atibaia.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda